O Projeto “Gabinete de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção – GADI” promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão foi distinguido com o Prémio Boas Práticas em Psicologia - Administração Local - 2019, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Câmara Municipal de Lisboa. O projeto vai ser apresentado publicamente no II Encontro de Psicólogos da Administração Local, que decorre a 15 de outubro, no Auditório da Torre do Tombo, em Lisboa. O prémio será entregue na sessão de Encerramento do Encontro. Refira-se que o GADI foi criado em julho de 2017, envolvendo o Município e os estabelecimentos de ensino do concelho. Trata-se de uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos do Município – Assistente Social, Educador Social, Psicólogos, Terapeuta da Fala, Terapeuta Ocupacional, Nutricionistas e Intérprete de Língua Gestual – que em parceria com a equipa multidisciplinar de cada estabelecimento de ensino, avaliam, diagnosticam e definem intervenções de acordo com as necessidades, otimizando recursos e estabelecendo as parcerias necessárias para que as respostas sejam o mais céleres possíveis e eficazes, potenciando ao máximo o desenvolvimento integral de cada aluno, tendo em vista o sucesso escolar. Esta equipa tem como missão apoiar o percurso educativo dos alunos dos estabelecimentos de ensino do Município de Vila Nova de Famalicão, promovendo em conjunto com Equipa Multidisciplinar de Apoio à Escola Inclusiva (EMAEI) de cada estabelecimento de ensino, medidas que visam a promoção do sucesso escolar. A equipa multidisciplinar, envolvendo a tríade Município - Escola - Aluno, tem como missão planear e implementar medidas de capacitação do aluno, de capacitação parental, e do professor através da colaboração com as estruturas educativas e respostas da comunidade, tendo em vista o sucesso escolar e a promoção de igualdade de oportunidades para todos os alunos. A área da atuação desta equipa incide nos seguintes eixos, I- Dificuldades de Aprendizagem e/ou Insucesso Escolar; II- Situações de Abandono/Absentismo Escolar; III- Problemas de Comportamento e Emocional; IV- Problemas de Comunicação, Linguagem e Fala; V- Educação Parental; VI- Intervenção centrada na Família; VII- Social. A intervenção realizada pela equipa baseia-se no pressuposto de que a criança e o seu ambiente não formam entidades separadas, sendo a criança parte ativa e intencional do ambiente que interage. O ambiente direto em que a pessoa interage está embebido num ambiente mais amplo, com suas propriedades físicas, sociais e culturais, que operam direta e indiretamente em todos os níveis de interação pessoa-ambiente. O desenvolvimento salutar da criança só pode ser potenciado se olharmos para todos os sistemas e respetivas influências à sua volta, sendo crucial a intervenção com a família e ao nível da comunidade através da participação das crianças e famílias no património local e cultural, recorrendo-se aos projetos para a promoção das competências de criatividade, inovação e empreendedorismo. As intervenções dos profissionais têm impacto significativo na melhoria das competências da autoconfiança dos pais, famílias e outros prestadores de cuidados, que por sua vez têm influência na promoção do desenvolvimento da criança daí os projetos educativos envolverem para além da criança os seus pais e respetiva comunidade. Este gabinete implementa medidas que visam a promoção do sucesso escolar e bem-estar de cada aluno através da capacitação dos alunos, pais e comunidade educativa, num processo de colaboração com as estruturas educativas e respostas da comunidade, espelhando as potencialidades do modelo ecológico de intervenção. A Equipa do GADI funciona em contexto escolar, nos estabelecimentos de ensino do Município, bem como na Divisão da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. A resposta ocorre sempre que possível, no próprio estabelecimento de ensino, que o aluno frequenta, a fim de proporcionar um serviço de proximidade de forma a minimizar as alterações na sua rotina e da própria família, favorecendo também a articulação com os docentes e todos os intervenientes no seu processo educativo. Atualmente os projetos educativos que norteiam a intervenção assentam na promoção do Património Cultural, Local e Cidadania (Viagens pelo Património Cultural...à descoberta; Mais cidadania; Escola de Educação Rodoviária) ;na promoção de competências empreendedoras, inovação e criatividade (Ter ideias para Mudar o Mundo; My Machine; promoção de conteúdos curriculares (Falar, Ler e Escrever; Plataforma Ainda estou a aprender; Litteratus; Hypatiamat; Psicomotricidade; Bué de Ciência; Made 4 Schools) promoção da inclusão e equidade e promoção das competências sociais e emocionais (Brincador de sonhos;Crescer a Brincar; Educação Parental). O GADI foi criado no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, implementado pelo Programa do XXI Governo Constitucional, na Resolução do Conselho de Ministros n.º 23/2016, de 24 de março, com base na premissa que são as comunidades educativas quem melhor conhece os seus contextos, as dificuldades e potencialidades, quem está melhor preparado para conceber planos de ação estratégica, pensados ao nível local, com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos alunos.