Integrado no plano de atividades da empresa pedagógica H.O.M.E, o ciclo de workshops desenvolvidos ao longo do ano letivo foi encerrado com a apresentação da Ferramenta 5S. Este último tema esteve a cargo de Alexandra Sousa, da empresa de consultadoria Lean Accounting que utilizou a metodologia Lego Serious Play para mostrar os benefícios da ferramenta. O ciclo de workshops foi iniciado em novembro, com a ferramenta VSM – Value Stream Mapping, mapeamento do fluxo da cadeia de valor da empresa, por Bernardo Correia, da empresa de consultoria Leanbox. Seguiu-se, em fevereiro, o workshop “Lean Coaching”, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal apresentada pela professora Christiane Tscharf da CLT (Comunidade Lean Thinking), parceira da FORAVE desde 2015. Este workshop focou a eliminação de desperdícios e a criação de valor a nível pessoal, sendo o Coaching uma ajuda na estruturação de um plano de ação para atingir objetivos. Em março foram apresentados os Círculos da Qualidade, por uma equipa da empresa TESCO, orientada por Carla Camilo, responsável pelos Recursos Humanos da empresa. Esta dinâmica teve como objetivo principal promover o conhecimento dos alunos do Curso de Gestão e aumentar as suas competências, através da experiência partilhada por profissionais das empresas parceiras da H.O.M.E.. Faz parte do desafio colocado aos profissionais das empresas deixar nas instalações da H.O.M.E um poster científico da sessão de formação promovida, para que os alunos tenham sempre presentes as ferramentas apresentadas. Nesta iniciativa, esteve envolvida a aluna finalista do Curso de Gestão, Inês Marinho, que dinamizou o projeto no âmbito da sua PAP, orientada pela professora Ana Silva. Ao longo do ano escolar, foram ainda realizadas atividades de apoio e tutoria pelos alunos de Gestão, na integração dos novos alunos e na criação das miniempresas para o concurso de ideias do Citeve. Foram dinamizadas aulas sobre o ciclo PDCA, o Sistema Pull, Sistemas de Armazenamento e outros tópicos da cadeia de logística e de abastecimento. As visitas de estudo e as oportunidades de formação on the job completaram as boas práticas e contaram com o envolvimento e a cooperação das empresas no processo formativo. Na comunidade escolar, os alunos dos cursos de Manutenção Industrial, de Polímeros e de Operador de Distribuição tiveram o apoio dos alunos de Gestão, na identificação de problemas, na criação de planos de melhoria e no acompanhamento de matérias escolares. Ao nível do desenvolvimento de projeto, os alunos da H.O.M.E prestaram colaboração no planeamento de projeto e no acompanhamento das equipas do F1 in Schools e do projeto piloto LEAN, aplicado à turma Agregada de Polímeros e de Manutenção Industrial. A H.O.M.E tem-se revelado um êxito como projeto pedagógico inovador na área da Gestão e é um modelo que prima pela motivação e preparação de elevada qualidade dos alunos de Gestão, que desenvolvem a sua formação baseada na criação de soluções para problemas e desafios e no pressuposto de que a chave do sucesso está na cooperação e no trabalho de equipa. O resultado final é visível na taxa de sucesso muito próxima dos 100% e no perfil profissional à saída do ensino secundário, que promove uma rápida integração dos diplomados no mercado de trabalho e uma taxa de colocação de cerca de 43% no ensino superior.