FORAVE debate o papel das mulheres no Ensino Profissional
05 / dez / 2018
Depois de ter debatido, no projeto Erasmus + GirlsTech, com escolas, universidades e entidades oficiais ligadas ao ensino profissional na Europa, a problemática da atração de alunos do género feminino para o ensino profissional, a FORAVE iniciou uma nova parceria dentro da mesma temática. De 25 a 28 de novembro, Manuela Guimarães e Teresa Lessa Santos participaram, em Haia, Holanda, na reunião inicial do novo projeto WATT IN STEaM, que discutirá a escassez de professores do género feminino nas áreas técnicas do ensino técnico e profissional, nomeadamente para a área de estudos STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Parceiros da Holanda, Finlândia, Itália, Islândia e Alemanha reuniram-se para analisar a situação em cada um dos seus países e para constatar in loco o que tem sido feito na Holanda em relação a este problema que afeta toda a Europa. Das boas práticas partilhadas pelos parceiros holandeses, destacaram-se as “Circular Careers”, um projeto piloto sobre a transição de staff técnico das empresas para a função de professores em escolas profissionais, através da aquisição de qualificações por módulos, e a parceria de universidades “Teacher Tech academy” que desenvolve um currículo de formação de professores com base nas necessidades das empresas e de acordo com a rápida inovação tecnológica, sendo, desta forma, dividida entre as escolas, as empresas e as entidades oficiais a responsabilidade da captação de alunos e a atratividade dos cursos ministrados. Os trabalhos realizados para este projeto podem ser consultados na página do Facebook “Forave Projetos Europeus” e no website da FORAVE (http://www.forave.pt/).