Famalicão apresentou experiências em Educação ao Eixo Atlântico
16 / abr / 2019
Vila Nova de Famalicão e outras 13 cidades do Eixo Atlântico apresentaram as suas experiências em diferentes âmbitos da educação, nesta edição que se centrou na política social, na integração e na coesão das cidades. No seminário participaram cerca de 70 pessoas, vereadores e técnicos de educação das cidades do Eixo Atlântico. O seminário, que chegou à sua quarta edição, realizou-se na cidade de Barcelos. Em matéria de Inclusão, a cidade anfitriã apresentou o Projeto de Orientação Adaptada – para pessoas com deficiência intelectual, crianças em idade escolar e 3ª idade. O objetivo deste programa é proporcionar a prática da modalidade de Orientação Adaptada a todas as escolas e instituições que trabalham em prol da deficiência e da 3ª idade no concelho de Barcelos. Pretende-se criar o Campeonato de ORI-adaptada e criar condições para a participação dos atletas Barcelenses na Copa de Portugal de Ori-adaptada. Encontra-se em fase experimental e de implementação da modalidade de Orientação Adaptada a Cavalo. Pelo seu lado, Maia expos o projeto “Desafios para a equidade na educação” um programa cujo objetivo é dar apoio específico a estudantes com dificuldades muito sensíveis, estimulando o seu potencial. Ao mesmo tempo, apoiar as famílias que não conseguem encaixar no seu orçamento as terapias necessárias para o bem-estar e desenvolvimento das crianças. O programa contempla natação, terapia assistida por cavalos, musicoterapia e atividades nas feiras escolares. A última atividade pertence ao projeto "INEDIT.MAIA – Inclusão pela Educação, Investimos em Ti, criado para a promoção do sucesso escolar. O Projeto “Quem Tem Medo”, da cidade de Braga é um programa para a inserção da etnia cigana, dirigida a crianças com risco de marginalidade, incluindo o nível de escolaridade desde 5º a 7º acompanhando até ao 9º ano, contemplando diversas atividades de expressões artísticas, com o fim de promover atitudes de respeito mútuo. Vila Nova de Gaia apresentou “GaiaAprende+i” um programa municipal de apoio educativo promovido pelo município. No âmbito da expressão musical a cidade do Porto fez uma demonstração do projeto “Crescer com a Música” na educação pré-escolar, cujo principal objetivo é promover a inserção social e combater a exclusão através do desenvolvimento dum conjunto de ações que criem oportunidades de valorização pessoal através de diferentes instrumentos de carácter cívico e a promoção da cidadania de carácter cultural, social e de animação. Em matéria de inovação a cidade de Valongo apresentou o projeto “Mais VAL”, um conjunto de medidas que intentam promover as competências da leitura, ou criação de apoio na transição entre o 1º e 2º ciclo de escolaridade. O projeto está a ser implementado em várias fases. Santa Maria da Feira, pela sua parte, apresentou “Educação 5.0 - EDUFEIRA: Inovamos para o Sucesso”, destinado a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, orientado a prevenir e reduzir o abandono escolar precoce proporcionando um ambiente rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e de partilha de ideias. O projeto “School 4All – Viana do Castelo” é uma aposta na qualidade da educação num esforço continuado de requalificação e reorganização da rede educativa, promovendo as condições de ensino e aprendizagem das crianças. Na área de Participação e criação na escola os assistentes conheceram os programas “O Nosso Pátio” da Corunha; um processo participativo da comunidade educativa (com especial participação dos alunos), e os programas de conciliação familiar, laboral e pessoal no âmbito educativo de Santiago de Compostela. Nos projetos “Ante Pé” e “Mais Dois” de Guimarães, assume-se a educação para todos e a importância da transversalidade do conhecimento e das artes como fatores potenciadores do sucesso educativo, pelo que trabalha a exploração das competências pessoais e sociais através das artes representativas como teatro e dança, contribuindo para a formação integral. Finalmente, no âmbito da coesão social foram apresentados os trabalhos das políticas sociais em matéria educativa, bolsas concedidas para refeições nas cantinas, aquisição de material escolar e realização de atividades extraescolares da cidade de Santiago de Compostela, o programa Acompanhar “Sou o que Sou em Virtude do que Todos Somos” de Vila Nova de Famalicão que pretende criar processos potenciadores da melhoria do rendimento escolar e processos de capacitação, inclusão e envolvimento social dos alunos. A cidade de Matosinhos deu a conhecer “+Literacia” um projeto de formação orientado numa perspetiva sociocomunitária que tem como objetivo desenvolver ações de alfabetização a pessoas com mais de 18 anos que não sabem ler ou escrever ou que o fazem com muita dificuldade.