Famalicão, 20 anos de Viagens pelo Património Cultural
11 / jan / 2023
Os alunos do 2.º ano, da Escola Básica do 1.º ciclo de Vale de São Cosme receberam em sala de aula a I parte da maleta pedagógica do Museu Nacional Ferroviário-Núcleo de Lousado do programa educativo “Viagens pelo Património Cultural” e o seu “Passaporte de Viajante do Património”. Ao lado dos alunos o Vereador da Educação, Augusto Lima, o Vereador da Cultura, Pedro Oliveira, o Sr. Presidente da União de Freguesias de Vale São Cosme, Telhado e Portela, Sr. Bernardino Gomes Martins e a presidente da Associação de Pais, Sónia Costa assistiram à aplicação do programa educativo municipal, que este ano letivo faz 20 anos ao serviço das crianças do concelho de Vila Nova de Famalicão. No presente ano letivo o programa educativo “Viagens pelo Património Cultural” cobre cerca de 2900 alunos, do 2.º ao 4. º ano de escolaridade, cerca de 95,12% dos alunos matriculados nestes três níveis de ensino, com cinco maletas pedagógicas: 2.º ano maleta pedagógica do Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado; 3.º ano maleta pedagógica do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave e maleta pedagógica da Casa de Camilo Museu. Centro de Estudos; 4.º ano maleta pedagógica do Museu Bernardino Machado e maleta pedagógica da Estação Arqueológica de Perrelos. O programa “Viagens pelo Património Cultural” é um projeto de Educação para o Património e História Local, aplicado em duas partes distintas e complementares. Na primeira parte um técnico do município, em contexto de sala de aula explora a maleta pedagógica; na segunda parte, alunos e professores deslocam-se às unidades culturais. Este programa educativo tem como objetivos fomentar a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão, dar a conhecer aos mais jovens o valor dos bens culturais, materiais e imateriais, para a construção do conhecimento do território, da comunidade e da sua identidade, reconhecer a importância do património e da história local, apoiar o desenvolvimento das aprendizagens essenciais da disciplina de Estudo do Meio e incentivar os alunos a serem promotores junto das suas famílias e outras pessoas, das temáticas e dos espaços apresentados.