“Falar, Ler e Escrever” um complemento dinâmico no pré-escolar
06 / jun / 2019
Os resultados da implementação do projeto “Falar, Ler e Escrever”, na maioria dos jardins de infância de Vila Nova de Famalicão, são muito positivos. Integrando a panóplia dos programas educativos municipais, o projeto "Falar, Ler e Escrever", promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, assenta na importância da promoção da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar, utilizando estratégias lúdicas e do seu agrado, dinamizadas por uma equipa técnica da autarquia e às quais os JI do município dão continuidade na sua rotina diária. Ao longo do ano letivo, técnicas da autarquia, afetas ao pelouro da Educação, realizam cinco visitas/atividades mensais nos jardins de infância. São trabalhadas com as crianças competências nas áreas da orientação espacial, da segmentação silábica, da consciência fonológica, da organização e da motricidade fina. Previamente a cada atividade, a educadora, em sala, trabalha os livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura e que estão diretamente relacionados com as áreas de ação do projeto: “A toupeira que queria saber que lhe fizera aquilo na cabeça”, “O Nabo Gigante”, “Corre, corre cabacinha”, “A que sabe a lua” e “O Macaco de rabo cortado”. “Falar, Ler e Escrever” é um projeto que não pretende ensinar a ler nem a escrever, mas a criar um ambiente educativo onde o contacto com o código escrito está muito presente e seja favorável ao desenvolvimento das crianças. A diversidade de materiais incentiva a sua exploração e a consequente apropriação natural da leitura e da escrita. Ao trabalhar diretamente e em contexto consegue-se ainda identificar e intervir o mais precocemente nas possíveis dificuldades que as crianças manifestam em contexto do pré-escolar.