“Falar, Ler e Escrever” envolveu 200 crianças do pré-escolar em Famalicão
19 / jun / 2019
Cerca de 200 crianças famalicenses, de 5 anos de idade, participaram durante este ano letivo no projeto “Falar, Ler e Escrever” promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em 18 jardins de infância do concelho. Integrando a oferta dos programas educativos municipais, o projeto assenta na importância da promoção da linguagem oral em crianças de idade pré-escolar, utilizando estratégias lúdicas e do seu agrado, dinamizadas por uma equipa técnica da autarquia e às quais os JI do município dão continuidade na sua rotina diária. Ao longo do ano letivo, três técnicas da autarquia, afetas ao pelouro da Educação (educóloga, terapeuta da fala e psicóloga), realizaram cinco visitas/atividades mensais nos jardins de infância. São trabalhadas com as crianças competências nas áreas da orientação espacial, da segmentação silábica, da consciência fonológica, da organização e da motricidade fina. Previamente a cada atividade, a educadora, em sala, trabalha os livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura e que estão diretamente relacionados com as áreas de ação do projeto: “A toupeira que queria saber que lhe fizera aquilo na cabeça”, “O Nabo Gigante”, “Corre, corre cabacinha”, “A que sabe a lua” e “O Macaco de rabo cortado”. “Falar, Ler e Escrever” é um projeto que não pretende ensinar a ler nem a escrever, mas a criar um ambiente educativo onde o contacto com o código escrito está muito presente e seja favorável ao desenvolvimento das crianças. A diversidade de materiais incentiva a sua exploração e a consequente predisposição natural para a leitura e da escrita nos primeiros anos de escolaridade.