Estruturando a Melhoria – Data Wise e Autoavaliação
07 / nov / 2024
A melhoria do desempenho escolar é fruto de um processo de aprendizagem organizacional que não ocorre por acaso. Requer um trabalho rigoroso e estruturado, desenvolvido ao longo do tempo, com estruturas bem definidas e estratégias eficazes, planos e atividades concretos, ações contínuas e uma avaliação permanente dessas mesmas ações. Contudo, antes de todos esses elementos, é fundamental contar com pessoas e equipas que acreditem no potencial desta aprendizagem organizacional e estejam dispostas a investir nesse caminho. É essencial uma intencionalidade organizacional clara, que promova, analise, recolha e aplique os conhecimentos adquiridos, traduzindo-os em melhorias graduais e sustentadas. Neste contexto, a equipa de Autoavaliação do AETA deu início, neste ano letivo, a uma formação online organizada pela Universidade de Harvard, no âmbito do projeto “Data Wise”. Este programa visa capacitar toda a equipa para compreender que a utilização de dados para a melhoria do ensino e da aprendizagem envolve não só a adoção de um processo contínuo de aperfeiçoamento, mas também um compromisso em cultivar uma mentalidade que priorize a ação, a colaboração e a tomada de decisões fundamentadas em evidências.