“O 1.º Ciclo do Ensino Básico é propício a uma abordagem curricular integrada e ao trabalho em projetos, sobretudo porque a sua organização se baseia na monodocência. Além disso, ser membro do Movimento da Escola Moderna inspira a minha prática pedagógica. Desta, saliento alguns aspetos que não podem ser ignorados, nomeadamente o espaço, o tempo, os materiais e as relações e interações das crianças entre elas, das crianças com os adultos e dos adultos entre eles. Relato aqui, ainda que de forma muito breve, um dos nossos dias de trabalho. Começamos com a Assembleia de Escola e, chegados à sala, sentamo-nos na roda, onde contamos as novidades, fazemos “mostra e conta”, apresentamos livros novos e/ou livros que lemos em casa, planeamos e organizamos o dia (o que vamos trabalhar, com quem vamos trabalhar, se vamos ter coadjuvações, terapias (da fala, ocupacional), etc.). Leio em voz alta um livro ou um capítulo (neste momento estamos a ler o maravilhoso “Filhos da Mãe – A História Secreta da Família Marosca”, de Álvaro Magalhães). Depois escrevemos o plano do dia e as novidades, lemo-las em voz alta e, todos os dias, rotativamente, um grupo de 3 alunos vai escrever as suas notícias no padlet da turma e faz a revisão de texto comigo ou com um dos colegas que tem essa responsabilidade (as tarefas são rotativas e quinzenais). Temos tempos para estudo autónomo, para trabalho em projetos, para a matemática coletiva, para o trabalho de texto, para os grupos interativos, as tertúlias dialógicas e para o desenvolvimento de competências digitais e robótica. A sala está organizada em grupos de trabalho heterogéneos e em cada mesa há tutores. Trabalhamos de forma articulada, integrada e transversal e todo o trabalho fica registado no Plano Individual de Trabalho e nos mapas de registo mensais. O espaço está organizada por áreas, com acesso livre a todos, desde o Cantinho dos Livros (onde todos os dias os alunos leem o que quiserem, como quiserem e com quem quiserem, podendo ainda requisitar livros para lerem em casa), à área das artes, passando pela área TIC e a dos materiais manipulativos de matemática, português e ciências (polydrons, picollo, mini-arcos, MAB, arca dos contos, caixas de imagens, caixas de palavras, dados de histórias, ficheiros autocorretivos, caixas com sementes, lupas, rochas, insetos, etc.). Além da sala de aula e de outros espaços interiores, temos em frente a nós a Quinta de Outiz e a Ciclovia, onde realizamos diversas atividades. No recreio temos um charco pedagógico rodeado de aromáticas (plantadas com os pais e avós), árvores e canteiros com flores (que cuidamos com a auxiliar) e um campo de jogos. Estes espaços ao ar livre são propícios a muitas outras aprendizagens, como andar de bicicleta e saltar à corda, até cuidar da natureza e do que ela nos dá, quer sejam ameixas e laranjas, quer seja o cantar dos pássaros e o coaxar das rãs ou a beleza das árvores em flor. Por tudo isto, as crianças chamam à nossa escola “Escola Fantástica”!”