Escola D. Sancho promove projeto de Mentoria Jovem
21 / dez / 2023
A mentoria entre pares constitui um recurso fundamental para a promoção da inclusão e do sucesso académico dos alunos mais novos. No âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 12º ano de algumas turmas da escola D. Sancho I têm sido convidados a organizar-se enquanto mentores dos seus colegas mais novos. Numa fase inicial os estudantes mais velhos beneficiam do apoio da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) que, em algumas sessões de formação, fornece orientações e pistas sobre como apoiarem os colegas mais novos, contribuindo para que estes superem as suas dificuldades, ao nível da integração social, do insucesso académico, das barreiras linguísticas, da insegurança emocional ou de comportamentos de risco. A proximidade de idades entre os estudantes envolvidos traduz-se frequentemente numa maior facilidade de aproximação entre mentores e mentorados, estabelecendo-se uma relação de cooperação entre pares, diferente da convencional relação aluno-professor. Na escola D. Sancho I, este projeto tem permitido apoiar os alunos do 7º ano, combatendo a exclusão e o insucesso académico. Os alunos mentores fornecem dicas e conselhos baseados na sua própria experiência, ajudam na organização dos materiais, acompanham os trabalhos de casa e explicam conteúdos programáticos das diferentes disciplinas. Alguns dos mentorados são alunos estrangeiros que chegaram à escola com muitas lacunas na aprendizagem e, por vezes, com barreiras linguísticas. Assim, este projeto tem servido como mais um contributo na integração dos mesmos, complementando os diversos recursos educativos fornecidos pela escola. O feedback por parte dos professores e dos encarregados de educação tem sido muito positivo com o reconhecimento de que estas ações de voluntariado jovem contribuem, efetivamente, para a melhoria do ambiente escolar e do sucesso académico dos alunos mais novos.