No passado dia 9 de fevereiro de 2020, um grupo de cinco alunos, acompanhados por três professores, partiu para a Eslováquia, no âmbito de um intercâmbio integrado no Programa Erasmus+. Chegados à cidade de Humenné, fomos recebidos pela Coordenadora do projeto, a professora Jana Sudzinova, que nos apresentou a toda a equipa Erasmus. Fomos de seguida brindados com uma cerimónia de boas vindas, que incluiu a oferta de pão e sal, simbolizando a abundância e a prosperidade e ainda com danças e canções tradicionais, interpretadas por alunos da escola. Fizemos de seguida uma visita guiada pelas instalações da escola. Depois, juntamente com os alunos gregos e italianos, fomos para uma sala e começamos a trabalhar nas t-shirts alusivas ao Children´sRight da Eslováquia, TheRight to Play. Nesse mesmo dia, visitamos o local onde iria ser filmada a digital story, a ManorHouse, uma casa senhorial datada do século XVII. Fomos divididos em grupos, todos com um componente de cada país num total de quatro. Seguindo um guião, criamos uma história baseada no direito escolhido. O trabalho continuou na terça e as t-shirts iam tomando forma, assim como as filmagens para a digital story. Quarta-feira visitamos Kosice, cidade património da Unesco e segunda cidade mais importante do país. Quinta-feira foi o último dia de atividades na escola. De manhã, terminamos as t-shirts e de tarde tivemos algum tempo livre para conhecer melhor a cidade e fazer algumas compras. À noite, foi a festa de despedida, com a entrega dos certificados de participação, a projeção das “digital stories” e um convívio muito animado entre todos os participantes. Sexta-feira, hora da despedida: tempo para uma última foto de grupo, para uma visita de comboio à cidade vizinha de Michalovce, onde finalmente havia neve! Em jeito de balanço, a opinião do grupo é unânime: as nossas expectativas foram largamente superadas. Além de fazermos novas amizades, do prazer de vivenciar novas experiências e conhecer novas culturas, foi muito importante para aumentar a nossa autoestima e desenvolver o nosso desempenho na Língua inglesa.