No dia 12 de fevereiro, teve lugar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, o IV Ciclo de Encontros Regionais, subordinado ao tema “Potenciar Aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”. Dirigido às lideranças das escolas e às Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), o evento procurou promover a integração de metodologias digitais no ensino e destacar boas práticas que contribuem para a sustentabilidade do Plano de Transição Digital. Estes encontros têm vindo a apoiar as escolas na implementação de ferramentas e estratégias digitais no seu quotidiano pedagógico e organizacional. Nesta sessão, foi dada especial atenção à utilização dos Laboratórios de Educação Digital (LED) em contexto de sala de aula e ao seu impacto no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. O Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado esteve presente e apresentou dois pósteres que ilustram a aplicação do digital na prática letiva, com especial enfoque no uso dos equipamentos LED. Estes trabalhos farão parte de um eBook a ser desenvolvido pela Direção-Geral da Educação (DGE). Um dos pósteres, da autoria da professora Alberta Gomes, mostrou um cenário de aprendizagem digital no 1.º ciclo, concretamente na turma EB4A do ano letivo 2023/2024. O projeto teve como objetivo incentivar os alunos para a leitura e a escrita através do digital. Para isso, foi criada uma página partilhada online, em formato Word, onde os alunos colaboraram na escrita de um conto redondo sobre o tema “Igualdade de Género”. Após a revisão do texto, realizaram ilustrações utilizando a ferramenta Paint. O trabalho final foi submetido na plataforma Storyjumper, onde os alunos gravaram as leituras, resultando num audiolivro divulgado à comunidade escolar. O segundo póster foi apresentado pela professora Isabel Almeida, coordenadora dos LED do AEPBS e docente da disciplina de Física, disciplina de opção do curso de Ciências e Tecnologias do 12.º ano. O trabalho apresentado demonstrou um projeto desenvolvido em metodologia de aprendizagem cooperativa, no qual os alunos foram desafiados a construir aviões capazes de realizar missões de recolha e análise de parâmetros ambientais, tanto em voo como em terra. Para concretizar o desafio, recorreram a equipamentos e ferramentas digitais, como robótica, programação e impressão 3D, além de aplicações de modelação 3D, como o Fusion 360, e ferramentas de representação de circuitos, como o CIRKIT. No processo, desenvolveram sistemas eletrónicos com sensores de temperatura, humidade e gases atmosféricos, utilizando Arduino como microprocessador para recolha e tratamento de dados. A participação do AEPBS neste encontro reforça a importância da inovação digital no ensino e evidencia como o recurso a novas tecnologias potencia as aprendizagens e prepara os alunos para os desafios do futuro.