O Clube de Robótica seria um clássico na FORAVE, não fosse a permanente evolução que a tecnologia e a programação exigem e as competências de programação que a equipa técnica procura desenvolver nos jovens, com linguagens atuais e utilizando a metodologia de Design Thinking, que permite desenvolver o raciocínio lógico com base na criatividade, multidisciplinaridade e trabalho em equipa para enfrentar e resolver desafios e problemas. Com presença anual na Escola de Ribeirão e na RoboParty da Universidade do Minho, o Clube de Robótica tem vindo a desenvolver o gosto pela programação nos alunos do Ensino Básico e a despertar vocações na área da Automação e Robótica. Este ano, o apoio que a FORAVE está a dar aos alunos da Escola de Ribeirão está ainda mais focado na preparação das equipas para a competição na RoboParty, que acontecerá nos próximos dias 5, 6 e 7 de março. Para o efeito, as sessões do Clube de Robótica estão a ser dinamizadas nas instalações da FORAVE, mais precisamente no CONTILAB, um espaço tecnológico multidisciplinar, onde os alunos podem usufruir de condições excelentes proporcionadas pelo patrocinador do Clube de Robótica, Continental Mabor. Todas as quartas- feiras, durante a tarde livre, os alunos de Ribeirão, juntamente com duas professoras da área de Tecnologia de Informação e Comunicação, Conceição Oliveira e Manuela Noval, deslocam-se à FORAVE para, com o apoio dos seus alunos dos Cursos Profissionais e os professores da área tecnológica, desenvolverem conhecimento e competências de programação. O Clube de Robótica, juntamente com outros projetos que a FORAVE tem desenvolvido e que englobam todas as suas tecnologias de especialidade, bem como as disciplinas de Física e Química e de Matemática, deu origem a um projeto maior - a ACADEMIA STEM - que já conta com atividades reconhecidas no meio escolar local e que já é procurado pelos jovens, pelas escolas, empresas parceiras e pelos pais, principalmente durante o período de pausa letiva. A ACADEMIA STEM engloba a programação orientada a objetos, engenharia inversa, inteligência artificial, realidade aumentada e a impressão 3D. Com uma abordagem prática, inovadora e vocacional, a FORAVE continua a preparar os alunos para os desafios do futuro tecnológico e digital.