No dia 8 de maio, na escola sede o AE Terras do Ave (AETA), decorreu mais uma atividade de disseminação pedagógica. Esta dinâmica, instituída no início do presente ano letivo, é liderada por um facilitador de inovação pedagógica, papel assumido por um elemento de cada equipa educativa, cuja função consiste em promover a partilha de práticas pedagógicas inovadoras e a adoção de novas metodologias educativas. Desta feita, esse papel foi assumido, num primeiro momento, pela Subdiretora do AETA, a professora Elisa Pimenta, em conjunto com a Coordenadora dos Diretores de Turma, a professora Céu Brandão, e, posteriormente, pelo Diretor do agrupamento, Alberto Costa. As primeiras apresentaram os contributos recolhidos na participação no Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências cujos objetivos principais incidiam na disseminação de projetos de inovação, numa lógica de abordagem educativa interdisciplinar alinhadas com as competências elencadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ao nível do ensino experimental destacaram a utilização do ciclo de design e engenharia, na lógica das tarefas hands-on, alinhadas com o modelo dos 5E: envolver, explorar, explicar, elaborar e avaliar. Como potenciadores do desenvolvimento do espírito crítico apresentaram-se experiências com recurso a cartoons. Apresentaram, ainda, três recursos criados no âmbito de projetos Erasmus + as aplicações MathCityMap, Milage e a plataforma Re.Ma.C. onde são apresentados recursos diferenciados de acordo com o nível de proficiência linguística dos alunos. Posteriormente, o Diretor do Agrupamento, Alberto Costa, fez uma apresentação detalhada sobre a Whole School Approach. Esta abordagem holística tem como objetivo principal promover de forma sistémica o bem-estar e a saúde mental de todos os intervenientes educativos, desde alunos e professores até funcionários e pais. A Whole School Approach reconhece a importância de um ambiente escolar saudável e favorável à aprendizagem, entendendo que o sucesso educativo dos alunos está intrinsecamente ligado ao bem-estar emocional e social. Pelo que a sua adoção demonstra um compromisso sério com o desenvolvimento integral dos alunos, que passa, necessariamente, pela criação de um ambiente saudável onde todos possam prosperar e alcançar seu pleno potencial académico e pessoal. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, discutir estratégias e aprender uns com os outros. Esta dinâmica visa impulsionar a excelência educativa, adaptando as práticas de ensino às necessidades em constante evolução dos alunos. A iniciativa demonstra, uma vez mais, o compromisso contínuo do Agrupamento de Escolas Terras do Ave em promover um ambiente de aprendizagem dinâmico e estimulante.