Discussão sobre neurociência e sucesso escolar lotou auditório da Lusíada
20 / fev / 2020
Decorreu nos dias 15 de fevereiro a ação de curta duração sobre “Neurociência, Integração Sensorial, atenção/emoção: os sentidos e as emoções no sucesso escolar” promovida no âmbito da Rede Famalicão Inclusivo e do plano de ação do Gabinete de Avaliação Diagnóstico e Intervenção. Esta ação teve a participação de quatro oradores reconhecidos pelo seu elevado mérito académico a nível nacional e internacional, que falaram para uma plateia de cerca de 250 pessoas reunidas no auditório da Universidade Lusíada. O professor Francisco Gonzalez Garcia (cirurgião e professor na Universidade de Santiago de Compostela) a professora Maria Filomena Gaspar (Psicologia e Ciências da Educação), Henedina Antunes (médica e especialista em endocrinologia no hospital de Braga) e Ana Paula Azevedo (especialista em Neurociências) são os oradores convidados. Os objetivos desta ação passaram por dar a conhecer o quão importante é para o desenvolvimento da criança a sua capacidade de identificar e dar nome às emoções (suas e de outros), assim como ser capaz do “reconhecimento de expressões faciais”; entender que o reconhecimento de emoções pela criança e a capacidade de as nomear promove a autorregulação, a persistência na execução de tarefas e o estabelecimento de relações sociais mais saudáveis, com futuras repercussões positivas a nível pessoal e académico; e perceber a relevância do papel dos adultos (em contextos escolar, familiar ou outro) neste processo. As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas escolas, em muitas famílias e assumem-se frequentemente como um obstáculo que dificulta o sucesso escolar das crianças. Mais do que reconhecer as dificuldades importa salientar as competências e capacidades de cada criança de modo a superar as dificuldades apresentadas. Esta ação pretendeu conceder aos profissionais que trabalham com crianças, um enquadramento aos princípios das neurociências, a importância de estimular o conhecimento corporal, os sentidos e as emoções. A avaliação dos participantes foi muito positiva e já se encontram sugestões de novas temáticas.