Didáxis no top 5 do campeonato nacional semirrápidas e rápidas de xadrez
24 / set / 2021
A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) organizou no passado fim-de-semana o 41º Campeonato Nacional Absoluto na vertente Semirrápidas, dia 18 de setembro, e o 50.º Campeonato Nacional Absoluto na vertente Rápidas, dia 19 de setembro, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal de Felgueiras. Este Torneio decorreu na Escola Secundária de Felgueiras e revelou-se um tremendo sucesso participativo e organizativo, colocando os xadrezistas numa dinâmica imensa, chegando alguns a jogarem 26 partidas diferentes de xadrez.
A delegação do Clube de Xadrez A2D fez-se representar, no dia 18 de setembro, na competição individual de Xadrez Semirrápido por 7 atletas, num total de 100 participantes, e na competição coletiva de Xadrez Rápido por 2 equipas, num total de 24 equipas, e por 6 atletas na competição individual no dia 19 de setembro num total de 136 participantes.
No dia 18 de setembro o grande destaque foi para Carlos Novais, Tiago Gil Oliveira e João Pedro Afonso que se classificaram em 19.º lugar ex-aqueo com 5 pontos em 8 possíveis. Neste evento, a delegação do CX A2D foi composta por mais 4 atletas que tiveram prestações individuais dignas de destaque: José Santos e José João Pinto (32.º lugar ex-aqueo; 4,5 pontos); João Viana e Duarte Abreu (69.º lugar ex-aqueo; 3 pontos). O grande vencedor foi o Grande Mestre Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira) colecionou o 3.º título (2021, 2019 e 2016) alcançou 7 pontos em 8 possíveis (prémio monetário de 400 euros). No dia 19 de setembro teve lugar a competição coletiva de Xadrez Rápido e no final da competição a A.XAT de Montemor-o-Novo sagrou-se Campeão Nacional de Rápidas por Equipas, com 7 vitórias em 7 jogos, obtendo um prémio monetário de 250 euros. Em 2.º e 3.º lugares posicionaram-se as equipas Clube dos Galitos/Grupel (prémio de 150 euros) e EP Gaia-Clube de Xadrez (prémio de 100 euros). Um dos grandes destaques nesta prova foi a performance da equipa A do Clube de Xadrez A2D, que se classificou em 5.º lugar e, desta forma, arrecadou um prémio de 50 euros. A equipa A foi formada por Carlos Novais, WCM Mariana Silva, Rui Pedro Gomes e WCM Inês Silva, totalizando 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Com esta excelente prestação Vila Nova de Famalicão afirmou-se, mais uma vez, na elite do Xadrez Coletivo Nacional Absoluto! A equipa B do CX A2D classificou-se em 17.º lugar, sendo constituída por Mário Oliveira, João Pedro Afonso, Duarte Abreu, João Viana (2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas). Da parte da tarde decorreu a competição individual e foi composta por 11 rondas, em que 13 eram titulados a nível internacional e nacional, dando uma competitividade e emotividade acrescida à prova. Nesta prova individual viveram-se emoções até ao “último segundo”, cabendo, mais uma vez, ao GM Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira) a conquista do seu primeiro título absoluto de Campeão Nacional obtendo 8 vitórias e 3 empates e um prémio monetário de 300 euros. Neste evento, a delegação do CX A2D foi composta por mais 6 atletas que tiveram prestações individuais dignas de destaque: WCM Mariana Silva e Rui Pedro Gomes (33.º lugar ex-aqueo; 6,5 pontos), Pedro Ferreira (46.º lugar ex-aqueo; 6 pontos), João Pedro Afonso (65.º lugar; 5,5 pontos), João Viana (74.º lugar ex-aqueo; 5 pontos) e Duarte Abreu (105.º lugar ex-aqueo; 4 pontos).