No AEG, nos dois últimos anos letivos, tem-se feito coincidir o Dia Eco-Escolas com o Dia do Ambiente, aproveitando para divulgar o que na nossa escola se faz em prol do ambiente e da sustentabilidade. O clube Eco-Escolas AEG destaca-se neste trabalho no Agrupamento sendo de referir como exemplos das suas iniciativas: atividades no âmbito da Floresta Autóctone; sensibilização e organização e promoção da recolha seletiva de resíduos, nomeadamente de papel, óleos alimentares usados (OAU) e equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE); cuidar da Horta Escolar, desde a compostagem, limpeza e fertilização do solo dos vários canteiros da horta e finalmente sementeiras e plantações. Aquando da suspensão das atividades escolares e letivas presenciais, a 13 de março, estavam a ser preparadas iniciativas para celebrar os Dias da Ciência no AEG, todas relacionadas com o ambiente, a ecologia e a sustentabilidade, desde visitas de estudo, oficinas, atividades experimentais, palestras, entre outras. Também foram lançados desafios para casa, permitindo trabalhar os temas Espaços Exteriores e Comunidades Sustentáveis, Economia Circular e Alimentação e Cidadania. Com o ano letivo quase a terminar, está em curso o último dos 7 passos do Programa Eco-Escolas, elaboração do Eco-Código, que tem por objetivo estabelecer um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na nossa região. Fruto de um feliz acaso, neste último período, surgiu ainda oportunidade de desenvolver um projeto interdisciplinar, articulando as temáticas da exploração de recursos, os problemas/impactes ambientais e a apresentação de soluções. Com o envolvimento de todos, continuaremos a ser uma ECO-ESCOLA e um AGRUPAMENTO com muito BOM AMBIENTE.