Curso de Gestão da FORAVE apostam no Empreendedorismo Social
15 / fev / 2018
As alunas do Curso de Gestão da Escola FORAVE apostam na concretização do projeto “Semear a Alegria”, no âmbito do Empreendedorismo Social. “Semear a Alegria" é um projeto que nasceu nas Oficinas de Inovação Social, inseridas no Plano de Ação do Projeto CLDS Famalicão 3G, desenvolvidas em parceria com a Associação Juvenil YUPI de Famalicão. A FORAVE participa neste programa desde 2015, com as turmas do 1º ano do Curso de Gestão. O programa é desenvolvido com o objetivo de incentivar os jovens a desenvolverem projetos empreendedores pensando nos problemas sociais que os rodeiam. Depois de algumas sessões com atividades que potenciam a cooperação e trabalho em equipa, respeito pelo próximo, tolerância e solidariedade, a turma do 1º ano do curso de Gestão visitou a Instituição Mundos de Vida, com o intuito de identificar uma oportunidade para a criação de projetos sociais que a ajudem a concretizar a sua missão. Fruto dessa visita, as várias equipas da turma trabalharam projetos direcionados para as crianças, jovens e idosos da Instituição, sendo um deles o projeto “Semear a Alegria”, das alunas Daniela, Juliana, Francisca, Lara e Fábia, que contempla várias atividades para combater a solidão dos utentes idosos. A primeira atividade foi realizada no dia 3 de fevereiro, com a participação do cantor “Joãozinho”, que se disponibilizou a animar a tarde, de forma solidária. Durante algumas horas, a alegria foi o sentimento mais partilhado pelos utentes da Instituição, pelos representantes da Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Mundos de Vida, FORAVE, CLDS e YUPI. Para além da animação proporcionada pelo “Joãozinho”, no final foi servido um lanche a todos os presentes. Este evento teve a colaboração da Refood, do Restaurante Transmontano e Café Couto. O Empreendedorismo é trabalhado nos alunos da FORAVE, desde o primeiro ano, para formar jovens capazes de corresponder às expectativas do mercado de trabalho, que valoriza cada vez mais as competências pessoais dos seus Recursos Humanos.