Crianças de Famalicão aprendem a “Crescer a Brincar”
14 / fev / 2019
No presente ano letivo, os alunos do pré-escolar, 1º e 2º anos de escolaridade de todos os agrupamentos de escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão estão envolvidos nas novas dinâmicas de desenvolvimento de competências sociais e emocionais em que se associa o Mindfulness e o Coaching educacional. Trata-se da aplicação do Programa Crescer a Brincar que continua a privilegiar o desenvolvimento pleno das crianças nos primeiros anos de escolaridade. A melhoria e adaptação psicossocial dos alunos, as suas atitudes e os seus resultados (académicos e comportamentais), promovendo uma boa saúde mental são os principais objetivos deste projeto educativo municipal que se encontra a ser implementado. Os últimos relatórios internacionais (OCDE e UNESCO) salientam a relevância de capacitar social e emocionalmente os alunos, durante a escolaridade obrigatória. Em Portugal, a necessidade de mudança também já se faz sentir e a prova disso está na publicação do Novo Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e das diretrizes de flexibilização pedagógica. É preciso encarar cada aluno como uma pessoa com necessidades específicas e que deverá, durante estes 12 anos, em casa e na escola, desenvolver as capacidades que lhe permitam ser um adulto confiante, pró-ativo, responsável e com autonomia para liderar a sua vida futura. O principal desafio de uma criança que entra na escola é precisamente a gestão das suas emoções, a qual está diretamente relacionada com as interações sociais, que são fundamentais para o relacionamento com os outros. Através da promoção de competências sócio-emocionais é possível concretizar o Novo Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Esta promoção deverá ocorrer não só na sala de aula, mas ao nível de toda a escola, envolvendo e implicando as famílias e toda a comunidade escolar. A intervenção em sala de aula envolve a realização de atividades de instrução, de modelagem e de aplicação prática. A proposta do Crescer a Brincar ao nível da Escola visa a construção de uma cultura e clima positivos promotores de bem-estar. Ainda esta semana no âmbito das sessões semanais desenvolvidas pelo Programa Crescer a Brincar desafiamos os alunos do 1º ano “Ser como a tartaruga”. Com esta sessão pretendeu-se trabalhar a consciência corporal dos alunos, através do exercício de relaxamento.