CIOR participou nas Jornadas Pedagógicas Nacionais
19 / nov / 2021
Uma delegação da Escola Profissional CIOR, constituída pelo seu diretor, diretor pedagógico e coordenador dos cursos de educação e formação, participou nas Jornadas Pedagógicas Nacionais, promovidas pela Associação Nacional de Escolas Profissionais, no passado dia 12 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, numa iniciativa que contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, do Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme Oliveira Martins e do Presidente da ANESPO, José Luís Presa, na sessão de abertura. “O Modelo Pedagógico no Horizonte 2030, foi o tema destas Jornadas, 30 anos depois da criação da ANESPO, passando por uma pandemia que dificultou os encontros, mas que promoveu vários desafios e reflexões. Temas que analisam o que foi feito e que apontam para uma perspetiva futura, em busca do desenvolvimento de projetos colaborativos e da valorização do ensino profissional”, afirmou Amadeu Dinis, diretor da CIOR e membro da direção da ANESPO. A Escola Profissional CIOR, através do diretor pedagógico, José Paiva, e do coordenador dos Cursos de Educação e Formação, Arcélio Sampaio, foi responsável pela sessão sobre “A Escola e as condicionantes provocadas pela Covid 19 / Como recuperar as aprendizagens e o espírito de pertença?” “Já 30 anos ...ainda 30 anos”, mencionou Guilherme Oliveira Martins, referindo-se ao projeto ANESPO. Segundo o Professor, o perfil do aluno enquadra-se no paradigma das escolas profissionais, uma vez que, na formação e educação ao longo da vida, existe um conjunto de tarefas como a vocação dinâmica do ensino, que promove o acesso ao saber. Por outro lado, o ensino profissional foi também bastante prejudicado com a pandemia e, ainda assim, num trabalho articulado com a ANESPO, trabalhou-se muito na mitigação destes efeitos, segundo João Costa que louvou ainda a capacidade de reinvenção das escolas para implementar estratégias de recuperação. “Os 30 anos que celebramos, foi um balanço na história traçada do que foi feito e do que há para fazer…. Alguns passos tiveram a colaboração da ANESPO, nomeadamente no esforço de dignificação e valorização do ensino profissional, nomeadamente no prosseguimento de estudos e acesso ao ensino superior.” - concluiu.