CIOR acolhe escolas profissionais para analisar autonomia e flexibilidade escolar
28 / mai / 2019
Decorreu, no passado dia 23 de maio, na Escola Profissional CIOR, em Vila Nova de Famalicão, uma oficina de reflexão/ação sobe gestão do currículo, no âmbito dos processos e dinâmicas de autonomia e flexibilidade curricular preconizados nos decretos-lei 54 e 55/2008. Para os coordenadores dos cursos profissionais e cursos de educação e formação da CIOR, estas ações são de extrema importância, pois, a natureza, princípios e objetivos dos diplomas em questão “passam a orientar toda a prática educativa e formativa e resultados esperados tendo sempre em vista o perfil dos alunos no final do ciclo formativo”, conforme assegurou Arcélio Sampaio, coordenador dos cursos do ensino básico da escola. Para o feito, e ainda segundo este responsável, é necessário “encontrar as melhores formas de operacionalização do projeto educativo, planear e gerir o currículo de forma colaborativa e pragmática, refetir, partilhar experiências, encontrar novas ferramentas e saber procurar novos caminhos”, neste que é o “maior desafio que as escolas enfrentam”. Esta iniciativa, promovida pelo centro de formação da Anespo – Associação Nacional das Escolas Profissionais, contou com a presença de uma dinamizadora da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional – e de diretores e coordenadores pedagógicos de várias escolas profissionais da região norte.