Cidadania e Desenvolvimento: agente de participação e compromisso
06 / nov / 2024
Num Mundo Global e numa escola cada vez mais multicultural, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento é cada vez mais essencial para a educação integral dos nossos jovens. Em tempos de questionamento público e político sobre a utilidade e conteúdo desta disciplina é essencial clarificar a sua pertinência, baseando-nos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. A disciplina Cidadania e Desenvolvimento proporciona uma educação abrangente para os nossos jovens, concedendo-lhes as ferramentas para serem cidadãos ativos, informados e comprometidos com a comunidade, praticando a participação democrática de forma ativa. Um dos pilares da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania é, precisamente, o envolvimento dos alunos nos processos de decisão e na vida comunitária, sendo incentivados a adotarem um estilo de vida informada e responsável.
No AE Gondifelos, a participação dos alunos é uma prática do dia a dia. Os alunos realizam assembleias de turma, assembleias de delegados e subdelegados. Os estudantes são convidados a expor as suas opiniões, discutir problemas e propor soluções. A Associação de Estudantes é um parceiro fulcral nas dinâmicas da escola, dando aos alunos voz e representatividade nas questões que os afetam. Estes órgãos permitem que os estudantes pratiquem a democracia no seu dia a dia escolar, exercitando competências de diálogo, argumentação e negociação. Os representantes dos delegados e a associação de estudantes têm assento e participam ativamente no Conselho pedagógico e Conselho Geral do Agrupamento, respetivamente. Nestes órgãos, têm a oportunidade de contribuir para decisões estratégicas que afetam toda a comunidade educativa. Esta representatividade fortalece o compromisso dos alunos com a escola e dá-lhes ferramentas para enfrentarem os desafios e a responsabilidade da tomada de decisão em comunidade. Outro aspeto enriquecedor da vivência de uma Cidadania ativa é o envolvimento dos alunos no Plano Anual de Atividades e no Orçamento Participativo. Esta participação é uma forma concreta de cidadania ativa. Os alunos não são apenas recetores passivos de propostas mais ou menos fechadas, eles são participantes ativos na sua construção. As suas sugestões e ideias contribuem para um ambiente educativo mais inclusivo e adaptado às necessidades reais dos alunos, promovendo uma cultura de colaboração e corresponsabilidade. Finalmente, gostaria de destacar o projeto PARA (Projeto de Autonomia e Responsabilidade do Aluno), um dos exemplos mais inspiradores de como a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento promove a autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos. Neste projeto, cada aluno escolhe e desenvolve um ou vários projetAssim, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento vai muito além
de uma simples componente curricular. Ela é um espaço de construção
pessoal e coletiva, onde os nossos jovens desenvolvem o sentido de
pertença, empatia e compromisso com a sociedade. Se quisermos uma
sociedade mais justa e democrática, onde todos tenham voz, devemos
valorizar e fortalecer a educação para a cidadania desde cedo. Cabe-nos a
nós, como atores da educação e comunidade, assegurar que esta formação
continua a ser uma prioridade e que os nossos alunos de hoje, Homens de
amanhã, possam crescer com os valores e competências necessárias para
construir o futuro que desejam. os, de forma individual, ou em pequeno grupo, desde a conceção até a concretização final, com a supervisão e orientação de um professor. Este procedimento permite que os alunos explorem os seus interesses, desenvolvendo competências fundamentais de planeamento, organização, perseverança e progressos constantes. Este é um projeto centrado no aluno, onde se aprende através da experiência prática, com cada estudante a ter a oportunidade de vivenciar um projeto real que impacta a sua vida e, muitas vezes, da comunidade.
André Fernandes Coordenador da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento Agrupamento de Escolas de Gondifelos