Autonomia e Flexibilidade Curricular no 1.º ano da E.B. de Agra Maior
22 / nov / 2019
Os novos tempos trazem novas mudanças! E é nos primeiros anos do ensino básico que estas mudanças ocorrem quando se procura inovar e prestar um ensino de qualidade. Neste contexto, a turma do 1.º ano da Escola Básica de Agra Maior, AEPBS, tem, periodicamente, a oportunidade de trabalhar com novas metodologias de ensino e aprendizagem, no âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. A partir de um tema/problema, surge todo um conjunto de atividades abordadas nas diversas disciplinas, com especial enfoque na Cidadania e Desenvolvimento e na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Numa destas aulas que privilegiaram os Domínios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos trabalharam, em grupo, a história “Os ovos misteriosos”, da escritora Luísa Ducla Soares. Da exploração oral da mesma, resultaram trabalhos diversificados e muito criativos, elaborados e apresentados pelos alunos. Estas práticas de sala de aula revelam-se significativas para os alunos e facilitam a aquisição das aprendizagens essenciais.