Autoavaliação da escola: um processo coletivo de melhoria no AEPBS
09 / dez / 2024
O processo de Autoavaliação da Escola é uma prática essencial para a melhoria contínua da qualidade educativa, e no AEPBS é desenvolvido de forma coletiva, envolvendo todos os membros da nossa comunidade educativa. Recentemente, realizou-se uma reunião com o pessoal não docente para dar continuidade a este processo, reforçando a importância da participação de todos os setores da escola na análise e reflexão sobre a realidade educativa. A autoavaliação da escola não é apenas uma avaliação interna, mas uma oportunidade para a comunidade refletir e contribuir ativamente para a melhoria das suas práticas. Docentes, não docentes, alunos e encarregados de educação têm um papel fundamental neste processo, desde a definição das áreas a avaliar até à identificação de estratégias de melhoria que beneficiem toda a escola. Os resultados obtidos com a autoavaliação permitirão à escola adotar medidas concretas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes, além de promover uma maior inclusão e participação de toda a comunidade escolar. Através deste processo, o AEPBS reafirma o seu compromisso com a qualidade da educação e a construção de um ambiente escolar democrático e participativo. A participação ativa de cada elemento da comunidade educativa é essencial para o sucesso deste processo, e o AEPBS continua a trabalhar em conjunto para criar uma escola cada vez mais preparada para os desafios do futuro.