No âmbito do projeto SELF (Secção Europeia de Língua Francesa), alunos luxemburgueses do Lënster Lycée foram recebidos pelos alunos das turmas A e C do 8º ano, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, num intercâmbio cultural e linguístico já iniciado no ano letivo anterior. Este evento ocorreu na semana de 23 a 27 de setembro e as atividades realizadas foram orientadas por professores portugueses e luxemburgueses. No dia 23 de setembro, segunda-feira, os alunos do Lënster Lycée, acompanhados pelas professoras Jennifer Branco, Sofia Marques, Veronica Luisi e Fiona Koster, foram recebidos pelo Diretor, José Alfredo Mendes e pela Coordenadora do Projeto SELF, Belém Peixoto. De seguida, os alunos luxemburgueses e os alunos da turma A do 8º ano assistiram a uma aula de matemática preparada pelas docentes Patrícia Couto e Sofia Marques com recurso a atividades lúdicas, proporcionando a interação em língua francesa entre os alunos dos dois estabelecimentos de ensino. No dia 24 de setembro, terça-feira, os alunos luxemburgueses iniciaram o dia com uma visita à escola secundária, de forma a conhecer o funcionamento de um estabelecimento de ensino português. Posteriormente, os alunos da turma C do 8º ano e os da turma luxemburguesa tiveram uma aula de inglês organizada pelas docentes Paula Gomes e Fiona Koster. A primeira atividade consistiu na apresentação dos alunos portugueses, bem como da vila de Joane. Após esta atividade, os alunos de ambas as turmas misturaram-se e fizeram jogos para se conhecerem melhor. Alguns apresentaram um diálogo realizado numa atividade de interação proposta pelas docentes. Estas atividades de integração foram muito apreciadas pelos alunos. Na sexta-feira, dia 27 de setembro, na aula de Educação Física, os alunos de ambas as nacionalidades elaboraram equipas mistas para uma atividade de orientação preparada pelo professor Filipe Marques. Na parte da tarde, na aula de Francês sob a orientação conjunta das professoras luxemburguesas, bem como das professoras Belém Peixoto e Ângela Maciel, os alunos realizaram pesquisas, a fim de organizar um padlet subordinado ao tema “À descoberta do Luxemburgo e de Portugal” (8ºA) e um peddy-paper intitulado “Desafios linguísticos” (8ºC), em que os alunos tiveram de interagir em francês e inglês para resolver o questionário. Estas atividades culminaram com a realização de um mural construído com os testemunhos dos alunos que participaram neste intercâmbio. De seguida, os alunos luxemburgueses participaram num ateliê de ténis organizado pelo professor Nuno Soares. No final deste dia, todos os alunos usufruíram de um ateliê de dança tradicional portuguesa, dinamizado por dois membros do grupo folclórico “Rusga de Joane” e, posteriormente, realizou-se um lanche partilhado na cantina, organizado pelos encarregados de educação e pelas diretoras de turma, Sandra Dias e Olívia Pinto, assim como pelas docentes que participaram neste projeto. Após este convívio gastronómico e para finalizar esta semana intensiva, os presentes foram brindados com a apresentação de uma dança contemporânea da música “Chuva” de Mariza, bem como de duas músicas portuguesas. Foi, sem dúvida, uma semana repleta de atividades que proporcionou uma experiência diferente e muito enriquecedora tanto para os alunos como para os professores envolvidos neste projecto. Nas despedidas, as palavras “merci” e “obrigado” com sotaque francês foram repetidas várias vezes por professoras e alunos do Lënster Lycée que garantiram que não esquecerão tão cedo este caloroso acolhimento.