Os sistemas educativos têm vindo a alterar-se, mudando de paradigmas centrados exclusivamente no conhecimento para outros focados no desenvolvimento de competências mobilizadoras não só de conhecimentos, mas também de capacidades e de atitudes adequados aos exigentes desafios contemporâneos, que requerem cidadãos educados e socialmente integrados: jovens adultos capazes de pensar crítica e criativamente, adaptados a uma sociedade de multiliteracias, habilitados para a ação, quer autónoma, quer em colaboração com os outros, num mundo global e que se quer sustentável. Este novo paradigma torna a função de diretora (e a de docente também), mais complexa e mais exigente. Assim, a diretora do Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Elsa Carneiro, ausculta os alunos, em Assembleia de Delegados e Subdelegados de todas as turmas do 2.º e do 3.º ciclos. Com estas reuniões pretende-se ir ao encontro do Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais. As reuniões realizaram-se em dias diferentes (23 de outubro com os alunos do 2.º ciclo e dia 02 de novembro com os alunos do 3.º ciclo), devido ao elevado número de alunos para assim haver maior participação e suprir alguns constrangimentos. Foram abordados vários assuntos, nomeadamente: arranque do ano letivo, atividades, projetos, clubes, sugestões, informações. A diretora sentiu que os alunos se encontram envolvidos, com responsabilidade, e saiu deste encontro satisfeita e mais rica, por verificar que a Cidadania é vivida pelos alunos de uma forma democrática, participativa e até mesmo reivindicativa.