AEPBS: Formação "Intelligent Assessment and Evaluation" – Europass Teacher Academy
05 / mai / 2022
No âmbito do programa Erasmus KA1, as docentes Anabela Lopes, Rosa Domingues, Odete Alves e Sílvia Carvalho, frequentaram a formação "Intelligent Assessment and Evaluation", dinamizada pela Europass Teacher Academy. A Formação decorreu em Santa Cruz, Tenerife, no final do mês de abril. Com o objetivo de alargar conhecimentos referentes às orientações europeias sobre o tema da Avaliação, o grupo de docentes que lecionam diferentes disciplinas, Português, Filosofia e Ciências Naturais, a diferentes níveis de ensino, Ensino Básico dos 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário, participou ativamente na formação cujo programa se revelou intensivo e exigente. As docentes constataram, com agrado, que a escola na qual se encontram a lecionar segue com algum rigor as orientações europeias preconizadas, algo que, segundo a experiência da formadora, Petra Mundy, nem sempre acontece em outros países europeus: “O nível de conhecimento prévio dos participantes sobre o sistema de avaliação é impressionante. As nossas interações deram-me a impressão de que a escola Padre Benjamim Salgado está a implementar o seu sistema de avaliação de forma coerente e bem e está à frente de muitos na sua transparência e coordenação entre professores, alunos e pais.”. Petra Mundy salientou, ainda, que há aspetos urgentes e pertinentes a melhorar - “Em toda a Europa há necessidade de mais orientação e desenvolvimento profissional para ajudar os professores na avaliação das competências-chave. Devem ser desenvolvidos instrumentos, documentos e programas que ajudem os professores a deixar de avaliar apenas os conteúdos associados à sua disciplina ou área, para valorizar as qualidades, competências e atitudes que serão necessárias aos cidadãos do futuro, que irão trabalhar em empregos que nem existem hoje.” Embora a formação tenha decorrido num ambiente de trabalho agradável, permitindo uma interação de experiências entre o grupo de docentes portuguesas e a formadora que ministrou o curso de formação, esta foi limitada, na medida em que a desistência de participantes de outros países gorou, parcialmente, as expetativas de intercâmbio criadas pelo grupo luso. Para além do trabalho realizado na Academia, foi ainda possível aos participantes desta formação conhecer as principais referências culturais da ilha, nomeadamente o monte “Teide”, ex-libris da mesma, juntando, assim, o útil ao agradável.