AEPBS: Docentes visitam Estónia no âmbito do Programa Erasmus+
11 / nov / 2021
Três docentes do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado (AEPBS) deslocaram-se à escola Laulasmaa Kool, na Estónia, entre os dias 1 e 5 de novembro, para participar numa atividade de Aprendizagem, Ensino e Formação. O encontro destinou-se apenas a professores, integrado no projeto STORIES OF ALL, STORIES FOR ALL – A DIGITAL APPROACH TO STORYTELLING, n.º KA229 2020-1-PT01-KA229-078348_1, financiado pelo Programa Erasmus+. Este projeto é coordenado pelo AEPBS, em parceria com escolas da Turquia, Espanha, Polónia, Itália e Estónia. As professoras de Inglês, Elsa Fernandes e Mónica Morais, bem como a Vice-Presidente da Comissão Administrativa Provisória, Eugénia Gonçalves, juntamente com as delegações parceiras, foram recebidas pela diretora da escola, Kadi Mäekuusk, pela coordenadora local do projeto, Inga Eelmäe, e por diversos membros do quadro da escola. O programa foi planeado tendo em conta os objetivos para esta fase inicial do projeto e prendem-se, essencialmente, com formação ao nível das tecnologias de multimédia, que permitam planificar, orientar, realizar e avaliar produtos pedagógicos em formato digital, como vídeos, apresentações, ebooks, ou outros artefactos, desenhados com ferramentas digitais, para integrar em contexto de ensino e aprendizagem, inovando as abordagens pedagógicas, em linha com as orientações europeias de concretização da transição digital. As atividades incluíram: observação de aulas, encontro com alunos em sala de aula, formação/oficinas de trabalho em multimédia: Snapmaker, 3D Pencils, Stopmotion, Photoshop, oficina de máscaras artesanais (integrada nas tradições locais de S. Martinho) e debate e sessões de partilha sobre metodologias de ensino, recursos educativos, avaliação, educação inclusiva, transição digital, abordagem de projeto em contextos virtuais e/ou físicos, entre outros. Foi particularmente relevante o contacto, via videoconferência, com Margus Pala, especialista em Identificação e Assinaturas Eletrónicas e fundador da start-up eIDEasy, o qual se debruçou sobre o processo de digitalização do estado estoniano. Foram previstas, igualmente, atividades virtuais, de modo a incluir a participação dos parceiros italianos, que não puderam deslocar-se a Laulasmaa. Esta semana de trabalho incluiu a participação em atividades culturais no âmbito das tradições locais. Os parceiros foram acompanhados pelos professores da escola, que contextualizaram a importância da Natureza para o povo da Estónia, celebrada através da música e de canções tradicionais, onde se exalta a ancestralidade das suas raízes culturais, a relação com o Mar Báltico e a dualidade noite/dia, e se expressam os desejos de bons auspícios, de fertilidade e de abundância. Alguns professores partilharam esses cantares, vestindo trajes tradicionais, acompanhados pelos instrumentos musicais típicos, como a gaita de foles e o Kannel, convidando todos a participar nos cânticos, nos jogos tradicionais e nas representações teatrais, que se perpetuam na memória das narrativas orais. Outra iniciativa cultural relevante foi a celebração do Dia de Finados, tradição antiga neste país, anterior ao cristianismo, de invocação dos ausentes, para proteção e guia. Em Tallin, as aprendizagens foram sobretudo históricas, salientando-se o seu impressionante centro medieval, reconhecido como Património da Humanidade pela Unesco, com o seu importante e estratégico porto no golfo da Finlândia, que tornaram este território tão atrativo para as nações vizinhas. Impressionante foi, igualmente, conhecer a luta contínua pela independência da Estónia, após séculos de domínio por outros povos. Concluídos os trabalhos, e realizada a avaliação da semana, decidiram-se as melhores formas de disseminação, que incluirá uma newsletter, elaborada por todos os participantes, que documentará todas as atividades realizadas, bem como as aprendizagens mais relevantes e de maior impacto. Para finalizar, constatou-se que os objetivos definidos previamente foram integral e largamente atingidos, tendo mesmo ultrapassado as expectativas, nomeadamente no que concerne ao espírito de partilha e entreajuda dos elementos das várias equipas, pressupostos fundamentais para o desenvolvimento de um projeto pedagógico. Assim se cumprem os valores europeus de democracia, respeito pelo outro, inclusão, com os quais se (re)constrói o espaço educativo europeu.