AEG aproveita pausa letiva para trabalho colaborativo de professores
20 / dez / 2018
Apostado em encontrar as melhores soluções contextualizadas para a implementação dos decretos-lei 54 e 55 de 2018, normativos que orientam a ação das escolas respetivamente no âmbito das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão e da flexibilização do currículo, o AEG aproveitou a interrupção letiva para promover um trabalho colaborativo entre todos os docentes do Agrupamento. Face à publicação tardia destes documentos legais no final do ano letivo transato, só com o trabalho do arranque do ano foi possível aos professores iniciarem a apropriação das noções teóricas e das implicações pedagógicas que trazem para a prática docente. Agora e depois de um período de trabalho, foi altura de aprofundar o balanço do “estado da arte” e em trabalho de equipas de professores de diferentes áreas disciplinares o Agrupamento procurou refletir sobre os princípios inerentes a esta nova filosofia de trabalho, as estratégias implementadas e sobre as que seriam ainda de operacionalizar ao longo deste ano, para uma mais eficaz e eficiente abordagem à promoção das aprendizagens dos alunos e à superação das suas dificuldades. No final deste trabalho de reflexão conjunta, os docentes manifestaram-se mais confiantes na mobilização das suas competências profissionais com vista a termos alunos mais capazes de tomar consciência dos diferentes aspetos das realidades que os circundam e de se tornarem verdadeiros cidadãos ativos no seu projeto de vida e nos respetivos contextos socioeconómicos.