A Sala Mais do AEG mantém a sua dinâmica na promoção do sucesso escolar, continuando a desenvolver projetos e ações que apoiem alunos e famílias na organização do método de estudo. Consideramos que os desafios de hoje exigem novas formas de aprendizagem, caracterizadas por: (1) realização de planos de ensino/aprendizagem que contemplem a resolução de problemas práticos, a promoção da autoconfiança e auto-organização na aprendizagem; (2) maior ênfase na aprendizagem em grupos, a garantia da transferência das aprendizagens para os locais de aplicabilidade e, finalmente; (3) a avaliação e reflexão do processo de aprendizagem. Tendo em conta a teoria sociocognitiva, são seis as áreas específicas em que se podem utilizar os processos de autorregulação: motivos, métodos, tempo, resultados, ambiente físico e ambiente social (Barroso, 1998; Barroso e Salema, 1999; Schunk, 2001). Tendo em conta esta contextualização teórica, foi construído e desenvolvido durante o primeiro período, o programa de desenvolvimento de competência nas turmas de 5º ano, durante as aulas de formação cívica, de acordo com a seguinte estrutura: 1ª Sessão: Apresentação do Programa e Melhoria de atitude face ao estudo: “Eu sei que tu consegues fazer isto.” 2ª Sessão: Gestão do tempo de estudo e Condições do local de estudo 3ª Sessão: Atitude na sala de aula e Avaliação do Programa de Competências de Estudo 4ª Sessão: Avaliação do Programa de Competências de Estudo. Mesmo com o término do Programa, os alunos sabem que poderão sempre contar com o apoio dos outros serviços da escola para os ajudar a encontrar ferramentas que lhes permitam um maior sucesso socioeducativo.