AEG: Agrupamento em estudo que avalia a Motivação para a aprendizagem da Matemática
20 / jul / 2022
O Agrupamento de Escolas de Gondifelos foi seleccionado para integrar o estudo MathMot, que envolve outros países europeus e em Portugal, está integrado nas atividades do Centro de Investigação em Educação do ISPA. O Projeto MathMot baseia-se no pressuposto de que um dos objetivos do ensino da matemática deverá ser a motivação das crianças para a aprendizagem desta disciplina, o que as ajuda a esforçarem-se para atingirem um bom desempenho a matemática. Este estudo reúne especialistas em educação e psicólogos em seis países europeus: Noruega, Finlândia, Suécia, Portugal, Sérvia e Estónia, e pretende a identificação de fatores que afetam a aprendizagem da matemática em alunos do 1º ciclo. Os 5 instrumentos aplicados aos estudantes pela direcionaram-se para a avaliação de constructos motivacionais, emoções académicas, competências matemáticas, dados sociodemográficos e capacidade cognitiva não-verbal. Os questionários respondidos pelas professoras titulares procuraram caracterizar aspetos das perceções de competências e práticas em sala de aula no ensino e apoio à motivação dos alunos em matemática. O questionário a ser respondido pelos encarregados de educação reúne informações sobre o seu nível de escolaridade e ocupação profissional, atitude em relação à matemática, práticas de apoio aos trabalhos e estudo dos filhos, práticas de numeracia precoce e as perceções dos pais/mães sobre as competências dos alunos em numeracia antes da escola. A todos aqueles que confiaram no AEG e no seu Serviço de Psicologia, o nosso melhor agradecimento, em especial à coordenadora da recolha de dados do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Dra. Mafalda Campos.