O projeto "DE.M.O.S. - DEbate as innovative MethOd to enhance critical thinking and life Skills”, que visa a implementação da metodologia do debate como ferramenta para o desenvolvimento das competências essenciais dos alunos e consequentemente aumentar os seus índices de empregabilidade, o seu desenvolvimento profissional, social e educacional, bem como a sua participação ativa na sociedade civil, retomou a realização de mobilidades com alunos. A Escola Liceum Akademickie Da Vinci, situada na cidade de Poznan, Polónia, foi anfitriã da terceira mobilidade de alunos, desta vez centrada na temática das questões ambientais e alterações climáticas. Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, escola parceira representante do nosso país, trabalharam em conjunto com os seus pares oriundos da Polónia, Letónia, Holanda, Turquia e Itália. Apesar da agenda preenchida com a preparação das moções a debater e os debates propriamente ditos, os alunos mostraram-se sempre entusiasmados e revelaram um forte espírito crítico face a todas as questões colocadas em cima da mesa, do impacto da pegada ecológica à falta de alternativas sustentáveis na indústria, passando pelas questões das alterações climáticas e seu impacto no futuro do planeta. Um dos tópicos amplamente discutido por todos foi a crise humanitária gerada pelo conflito armado na Ucrânia, sendo a Polónia um dos países que mais refugiados tem recebido nestas duas últimas semanas. Os alunos tiveram contacto direto com alguns desses jovens que deixaram tudo para trás, em busca da paz que o país vizinho representa. Talvez por essa razão, por os terem no projeto, como convidados, esta mobilidade tenha sido ainda mais impactante do que as anteriores e tenha reforçado a importância de projetos como este em que se aposta na importância de competências de comunicação que lhes permitam ter uma participação ativa na sociedade que os rodeia.