Um grupo de 10 alunos, dos 7º, 8º e 9º anos da Escola D. Maria II, participaram na atividade em mobilidade Erasmus a Frosinone, Itália. Esta atividade foi dedicada à implementação de soluções baseadas na própria natureza para valorização dos rios e suas margens, nunca descurando o contexto cultural de cada local. Durante a semana, os alunos visitaram a região de Ciociaria, começando por Posta Fibreno, um lago com uma ilha flutuante e o respetivo museu etnográfico. Depois tiveram oportunidade de se encantar com o Castelo de Isola del Liri e uma queda de água. Visitaram, ainda, nesse local, uma antiga fábrica de papel. Ainda no que concerne a visitas a locais com potencial interesse natural e cultural, junto de rios e cursos de água, levando os alunos a compreender de que modo podem ser valorizados e recuperados, os alunos das escolas D. Maria II, do Instituto Compreensivo de Frosinone e do IES de Villa Verde del Rio visitaram uma queda de água em Schioppo, localizada junto de uma Mina Romana em ruínas. Neste local, com o apoio de cientistas de uma ONG (Coordinamento Schioppo Bene Comune) realizaram várias atividades e tomaram contacto com a fauna e flora autóctones daquele ecossistema localizado ao longo do Rio Cosa. Visitaram, ainda, em Roma, o rio Tibre e observaram o impacto que a pressão demográfica e o turismo exercem sobre este local. Os alunos, com base no material recolhido durante as visitas, realizaram, em conjunto, várias apresentações que foram compiladas num eBook relativo às possíveis soluções para a valorização das margens dos rios e da qualidade da sua água. Os alunos e professores das três escolas parceiras foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Frosinone e tiveram oportunidade de visitar o tesouro da cidade, guardado numa caixa-forte que se encontra no edifício dos Paços do Concelho. Foi uma semana repleta de momentos de aprendizagem, camaradagem e estreitamento de relações à escala europeia. Esta foi a última mobilidade presencial deste projeto Erasmus, estando, ainda, prevista uma atividade em mobilidade virtual no final deste ano letivo, na qual os parceiros irão partilhar as soluções que encontraram para melhorar a respetiva pegada hídrica e contribuir para uma maior consciencialização das suas comunidades para o severo problema que os respetivos países enfrentam, com episódios de seca extrema, que já se têm feito sentir nos últimos anos.