AECCB: Projeto Marka levado a Kavadarci na Macedónia do Norte
09 / jun / 2022
AECCB: Projeto Marka levado a Kavadarci na Macedónia do Norte
No âmbito do Projeto Erasmus + MARKA, “Inovação e Inclusão na Construção de um Currículo Identitário”, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) esteve numa mobilidade em Kavadarci na Macedónia do Norte, contando com a presença de delegações da Estónia, do Chipre e, em modo virtual, da Itália. Desta vez SCIENTIA NOVA Association for development of education, culture and youth foi a organização anfitriã. A equipa do AECCB foi constituída pelos professores Liliana Pereira (1.º CEB), Paulo Lisboa (2.º CEB - História), Catarina Teixeira (3.º CEB Educação Visual) e Ana Maria Azevedo (ES – Inglês). De referir, ainda, que a delegação portuguesa contou com a presença das duas docentes da Universidade do Porto, Louise Lima e Daniela Ferreira, que acompanham a implementação do Projeto Marka, com vista à sua certificação científica e inclusão num Guia Metodológico para a construção de um currículo identitário. Em síntese, o Projeto Marka tem como base a participação das entidades locais nas dinâmicas da escola, no sentido de potenciar e diversificar o currículo nacional. No AECCB, o projeto desdobra-se em três vertentes - Surrealismo, Brasileiros de Torna-Viagem e Biodiversidade - e abrange todos os ciclos e níveis de ensino. A sua metodologia organiza-se em quatro desafios: I – trabalho com os parceiros; II – trabalho curricular em contexto de sala de aula; III – trabalho artístico; IV – apresentação do produto final. Tendo como tema aglutinador o Projeto Marka, as competências de ensino do século XXI, metodologias inovadoras e o LMS Moodle foram os tópicos desta mobilidade, cujos objetivos foram a formação e capacitação dos docentes, no que a ferramentas digitais diz respeito, a partilha de conhecimento entre os países parceiros e a promoção do diálogo intercultural em inglês. Após a apresentação das equipas e das ferramentas digitais usadas no Projeto Marka, os docentes participaram ativamente em diferentes sessões de formação programadas pela SCIENTIA NOVA e FPCEUP; destacam-se “A nossa sala de aula moderna com tecnologias” (metodologias que usam ferramentas de avaliação digitais e estratégias de avaliação formativa), ‘LMS Moodle – Compreender a importância do e-learning e blended learning no atual contexto educativo”, Workshops sobre a criação de atividades mais motivadoras e envolventes para os alunos e a criação de vídeos interativos. De referir, ainda, a reflexão realizada pelas equipas presentes sobre os métodos, as estratégias, os recursos e as tarefas utilizadas pelos docentes, no âmbito do Projeto Marka. No sentido de fortalecer os laços entre os participantes e de promover a partilha, por vezes, foram constituídos grupos internacionais, para algumas atividades práticas. Também constaram do programa duas interessantes visitas de estudo a Ohrid, Património da Humanidade pela Unesco, e a Skopje, bastante enriquecedoras e do agrado de todos. A primeira, centrou-se na exploração de diversos lugares à volta do lago Ohrid, partilhado entre a Macedónia e a Albânia, dos quais se destacam a Baía dos Ossos, onde se situa um aldeamento neolítico numa paliçada, e o Mosteiro de S. Naum, um dos centros do desenvolvimento do alfabeto cirílico, usado atualmente por várias línguas eslavas. Na capital da Macedónia, a delegação visitou o bazar turco, herança de quinhentos anos de ocupação otomana, e deambulou por diversas ruas e praças, onde se encontram vários monumentos e edifícios, símbolos da jovem nação balcânica. Diariamente foi atualizado o Trello desta mobilidade.