No âmbito do programa Erasmus+ Inovação e Inclusão na Construção de um Currículo Identitário, um grupo de 4 professoras do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, acompanhadas por 2 professoras da Universidade do Porto, deslocaram-se à Macedónia do Norte entre os dias 11 e 16 de outubro. Esta deslocação teve como objetivo a participação num evento de formação - C1 Práticas Educativas Inclusivas e não Formais, Cidadania Ativa e Parceria Estratégica – conjuntamente com professores da Itália, Estónia e Macedónia do Norte. Este projeto teve como ponto de partida o projeto Marka do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco que, através de três vertentes - o Surrealismo, os Brasileiros de Torna Viagem e a Biodiversidade - visa criar um currículo identitário, articulando o património local com o currículo nacional. Marka é um projeto inovador - devido à metodologia aplicada - e inclusivo, pois abrange todos os alunos do 3.º, 5.º, 8.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade de todas as escolas do agrupamento, envolvendo professores de todos os ciclos de ensino. A deslocação à Macedónia do Norte envolveu uma equipa constituída por docentes do 1.º Ciclo (Luísa Lopes), do 2.º ciclo (Anabela Garcia), do 3.º ciclo (Sónia Barreiras) e do secundário (Marta Vida) que em comum partilham o envolvimento no projeto Marka – Biodiversidade – ligação do currículo nacional com o património biológico local. Foram ainda acompanhadas por duas docentes da Universidade do Porto, Louise Lima e Carla Daniela Ferreira que estão a elaborar um Guia Metodológico para construção de um currículo identitário. A metodologia do projeto Marka visa o desenvolvimento com os alunos de quatro desafios. Desafio I: trabalhos desenvolvidos pelos parceiros; Desafio II: Trabalho curricular nas disciplinas científicas; Desafio III: trabalho curricular artísticos e Desafio IV: apresentação do produto final. O projeto está a ser replicado nas escolas parceiras (Itália, Estónia e Macedónia). Um dos pontos desta mobilidade foi a partilha de práticas e estratégia inovadoras numa combinação de métodos formais e informais para uma educação inclusiva, capaz de formar cidadãos ativos. Durante 4 dias, professores de Portugal, Itália, Estónia e da Macedónia do Norte, partilharam experiências educativas e reforçaram a sua formação em torno de um projeto comum e tiveram o prazer de conhecer o património local do país que acolheu esta primeira mobilidade.