AECCB: Intervir nos territórios educativos, capacitando os jovens na participação democrática
15 / jul / 2022
Iniciado em 2019, o projeto Erasmus+ “More Participatory Democracy, More Active Citizenship”, uma parceria entre o AECCB, como escola coordenadora, e as escolas Siauliu Juliaus Janonio gimnazija, de Siauliai – Lituânia, e o Instituto Urbi de Basauri – Espanha, teve a sua mobilidade final em Portugal, depois de ter desenvolvido um conjunto de atividades no Parlamento Europeu em Bruxelas e Estrasburgo, na Lituânia e no País Basco. Partiu de pressupostos pedagógicos partilhados e de objetivos estratégicos comuns aos respetivos projetos educativos: a participação democrática é um dos mais poderosos meios de transformação pessoal e social, promotor da inclusão; a escola é o primeiro espaço cívico de participação para o jovem, aquele onde primeiramente se apropria dos mecanismos da participação democrática, lhes pode dar sentido e utilidade política; as estruturas escolares precisam de fazer uma escuta ativa das propostas jovens; desse primeiro espaço de participação, o jovem deve partir para outros contextos, para que seja ativo na sua freguesia, concelho, região, país, União Europeia e Mundo; face ao défice de participação democrática dos jovens na vida política atual, os parceiros entendem que o contexto escolar deve propiciar pedagogias dinâmicas, motivadoras, mobilizadoras, de engajamento; os professores precisam de conhecer novos recursos e estratégias, de observar como os colegas da própria escola e das escolas parceiras trabalham e de se envolvem progressivamente na educação para a cidadania europeia e global. O projeto teve como objetivos fomentar a participação e a democratização da gestão escolar diária, estimulando o protagonismo dos alunos, cooperar em rede com parceiros europeus, reforçar nos participantes um sentimento de identidade europeia e esclarecê-los quanto ao valor da civilização europeia e dos alicerces em que os povos europeus consideram atualmente dever basear o seu desenvolvimento, isto é, a defesa dos princípios da democracia, da justiça social e do respeito pelos Direitos do Homem, preparar os participantes para a participação no desenvolvimento social e económico da Comunidade, do País e da União Europeia. Nesta última mobilidade, os participantes aprenderam sobre a história e património de Vila Nova de Famalicão, da região Norte e de Portugal, com visitas guiadas a Famalicão, Porto, Braga e Guimarães. Realizaram ainda visitas relacionadas com a temática específica do projeto, nomeadamente ao Museu da Presidência da República e aos espaços ligados à revolução do 25 de Abril, como o Quartel do Carmo. De destacar ainda um conjunto diversificado de atividades ligadas à participação democrática, como o World Café sobre inovação social, apresentações dos parceiros sobre a importância da integração da participação dos alunos em projetos e atividades extracurriculares na sua avaliação e currículo, apresentações de parceiros sobre políticas locais de juventude e impactos dos projetos, workshop em instrução de pares, do projeto GIVE e um debate estruturado entre 10 equipas sobre temas políticos diversos, como a antecipação da idade de voto ou as relações externas da União Europeia. Divididos em equipas transnacionais, os jovens ainda debateram e apresentaram propostas concretas para promover a participação política dos jovens e dos cidadãos, em geral, na escola, no ambiente local, no país, na Europa, no mundo, para enviar aos decisores políticos de cada país nos vários níveis apresentados. Por fim, houve a fusão de todas as propostas e a criação de um Projeto de Recomendação que foi enviado aos decisores políticos dos 3 países. Este projeto teve um impacto profundo nas escolas, como a criação do Clube Europeu e da Equipa de Internacionalização na escola espanhola, a parto e o aumento claro da consciência cidadã dos jovens, que se envolveram mais ativamente nas estruturas de gestão democrática das escolas.