AECCB: Formação em Contexto de Trabalho Sérvia, Eslovénia e Itália
02 / dez / 2022
O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco fez disseminação de Resultados Projetos Erasmus+ Ensino Profissional, Competências do Séc. XXI – em mobilidade I e II Estes projetos tiveram um impacto, tanto ao nível da educação como ao nível da formação, abrindo um campo de oportunidades, a nível profissional e pessoal, o que se traduziu no crescimento pessoal e intelectual. Principalmente proporcionaram aos formandos o desenvolvimento de capacidades pessoais como autonomia, adaptação, flexibilidade, proatividade e espírito empreendedor, que possibilitará futuramente, a nível do mercado de trabalho, maiores possibilidades de emprego.
Ficam as referências apresentadas: Os resultados de aprendizagem que os participantes adquiriram com este programa foram os seguintes: - Otimização do sucesso dos estudantes e da sua inclusão na economia digital do século XXI, para que sejam fortemente identificados com a identidade europeia e contribuam ativamente na construção e no desenvolvimento europeu; - Conheceram novas tendências em relação às competências necessárias para uma carreira profissional de sucesso, respondendo aos desafios europeus trabalhando na Comunidade Europeia; - Melhoraram as suas taxas de conclusão e de empregabilidade; - Aumentaram a possibilidade de ter um emprego qualificado, aproveitando as oportunidades europeias; - Adaptaram-se às mudanças que operam nos mercados de trabalho; - Responderam cabalmente às novas tendências e desafios inerentes às competências necessárias para uma carreira profissional de sucesso; - Identificaram-se a um nível mais elevado e mais profundo com as orientações da Comissão Europeia de carácter profissional; - Realizaram uma experiência de trabalho com novas oportunidades de formação, para aquisição de competências profissionais específicas; - Melhoraram a capacidade de inserção laboral no mercado de trabalho cada vez mais global e competitivo; - Contribuíram para a iniciativa empresarial e competências ao nível do empreendedorismo; - Incrementaram a consciência europeia conducente a uma cidadania ativa, participativa e generosa; - Adquiriram novas técnicas e tendências, que permitem a cada um dos participantes dos diversos cursos profissionais, estar na vanguarda na sua área profissional.
Daqui, podemos concluir que a participação nesta mobilidade, duma forma geral, veio elevar a fasquia e que a visão mais global do mundo de que os participantes se apropriaram, alargou horizontes e tornou as suas expectativas mais ambiciosas.
Como entidade organizadora, identificámos no Agrupamento o seguinte: - potenciámos as competências linguísticas oral e escrita; - potenciámos o conhecimento de outras culturas; - fomentámos o espírito de equipa; - conhecemos novos contextos em termos educacionais e profissionais e inevitavelmente novas ferramentas de trabalho; - promovemos a via profissionalizante como uma alternativa de qualidade; - expandimos a nossa rede de parcerias na Europa; - Adquirimos know-How de implementação de projetos deste tipo; - Alcançámos maior projeção em termos locais e regionais e ainda projeção internacional; - Esbatemos o desfavorecimento social e cultural dos nossos jovens, colocando o foco numa escola mais inclusiva de acordo com o modelo da UNESCO com conhecimentos, aptidões e competências orientadas para a igualdade, o crescimento e a prosperidade da Região; - promovemos o empreendedorismo duma forma mais acentuada; - consolidamos o uso das tecnologias para a comunicação entre os vários agentes intervenientes na mobilidade; - promovemos o espírito europeu e a cidadania ativa.
O impacto a que assistimos terá certamente um efeito multiplicador que virá influenciar de forma positiva o decorrer dos próximos projetos.