Os alunos das turmas 3TGPSI9, 1TGPSI11, 1TAUD10 e 1TDESG7/1TDESM6 dos cursos profissionais e os alunos dos 7.º e 8.º anos dos cursos regulares, ao longo dos dias 4 e 5 de fevereiro, acompanhados pelos docentes Ana Almeida, Anabela Mendes, Alexandre Sousa, Assunção Veloso e Manuel José Oliveira participaram em diversas atividades dinamizadas pelas docentes Ana Almeida e Anabela Mendes, em parceria com as equipas educativas das bibliotecas escolares do agrupamento, para assinalar o “Dia da Internet Mais Segura”, este ano subordinado ao tema “Online pelos Direitos Humanos”. Estas ações visaram alertar toda a comunidade escolar para os perigos do uso da Internet e recomendar a sua utilização de forma mais correta e protegida. Assim, salienta-se a visualização, nas bibliotecas, dos filmes “Ingrid vai para Oeste”, “Cyberbulling” e “Disconnected 2012”, seguida de debate e sensibilização sobre os eventuais perigos decorrentes da utilização da Internet e das Redes Sociais sem alguns cuidados; a divulgação e afixação de diversos cartazes sobre como proceder em caso de cibercrime, a quem recorrer e onde apresentar queixa - folheto “Tu e a Internet (Ab)Uso, Crime e Denúncia”, disponível no portal SeguraNet; a visualização de pequenos filmes sobre segurança na Internet e análise de diferentes recursos, no formato de “árvore de decisão”, onde são abordadas questões sobre segurança digital. Estas árvores de decisão redirecionam os alunos para diferentes fontes de informação, nomeadamente, para a secção das linhas de apoio da rede Insafe. Os alunos construíram, também, uma passadeira em cartolina, onde foram registadas mensagens alusivas ao tema da ação. Para além disso, foram implementadas exposições, palestras formativas, jogos didáticos, produção de brochuras informativas e apresentações eletrónicas formativas mais direcionadas para os alunos do pré-escolar e do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Alguns destes materiais ficarão disponíveis para consulta nas bibliotecas escolares. Todas estas atividades permitiram desenvolver as competências e as literacias mediáticas dos nossos alunos, aliadas ao tema central dos Direitos Humanos, nomeadamente, a CyberSegurança, o CyberCrime, a CyberDefesa e o CyberEspaço. Trabalharam-se conjuntos de saberes relacionados com o uso da informação, com a construção do conhecimento e com o desenvolvimento de valores e atitudes indispensáveis ao domínio das literacias do século XXI. No final destas atividades de sensibilização todos saíram mais enriquecidos, quer pela informação adquirida, quer pelo conhecimento das funcionalidades da biblioteca e pela experiência vivenciada fora do espaço de sala de aula.