AECCB: Alunos em França na construção de um futuro mais sustentável.
09 / jun / 2022
Um grupo de 35 alunos e 5 professores do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, realizaram uma mobilidade com o Lycée de Saint Marie, situado em Aire-sur-la-Lys , uma pequena vila situada na região Hauts-de-France, no departamento de Pas-de-Calais no norte da França junto da fronteira com a Bélgica. Esta mobilidade no âmbito do projeto Erasmus +, tinha como objetivo desenvolver conteúdos nas áreas das alterações climáticas, da sustentabilidade e ao mesmo tempo dar a conhecer além-fronteiras um projeto de índole ambiental que tem marcado o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco neste ano letivo e que é o projeto bIN. Para o desenvolvimento desta temática, foram realizadas várias atividades em grupos internacionais em que os alunos portugueses e franceses colaboraram ativamente, numa troca de experiências muito profícua. No primeiro dia, foi realizada uma sessão de boas-vindas e seguiu-se uma visita à escola anfitriã. O programa continuou com a colaboração de uma associação de defesa do ambiente, a EDEN62 , que em conjunto com os estudantes das duas escolas realizaram uma ação de remoção de plantas invasoras, de forma a promover a proteção de uma planta e de um animal em vias de extinção. Esta atividade enquadrada na promoção dos 0bjetivos de Desenvolvimento Sustentável na vertente da proteção e restauro de ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas húmidas, rios, aquíferos e lagos. Na parte da tarde do segundo dia, os participantes deslocaram-se para a cidade de Saint-Omer, onde fica o centro patrimonial e o pântano, a Maison du Marais onde os nossos alunos realizaram uma caminhada e visita de barco tradicional onde descobriram a fauna e a flora e um pântano selvagem e habitado, onde antigamente os agricultores produziam enormes quantidades de couve flor. Na quinta-feira, foi dia de subir ao topo das mais altas pilhas de escória de carvão da Europa. Estas escórias de uma bacia mineira foram reconhecidas em 2012 como Património Mundial da UNESCO. Estas montanhas de escoria que tem semelhanças com a superfície lunar, são provenientes da extração de carvão durante mais de um seculo, e elevam-se a 186 m de altura e são as montanhas mais altas da região. Seguidamente os alunos entusiasmaram-se com arte numa das mais imponentes extensões do Louvre, “Louvre du Lens”, onde puderam apreciar inúmeras obras de arte do Louvre, num edifício de uma arquitetura fantástica. Na parte da tarde do dia 2 de junho, foi tempo de esquiar na maior pista de ski artificial da Europa e que resulta também do aproveitamento de uma montanha de escórias de carvão, que foi transformada para o lazer dos turistas e dos locais. Na sexta-feira, o dia começou com uma visita ao maior aquário da Europa, O Grand Nausicaá, onde se encontram imensas espécies de vida marinha. Aqui os alunos conheceram as atividades que este aquário desenvolve para a proteção dos oceanos, as consequências da pesca industrial e as diferentes espécies que habitam os diferentes oceanos do Planeta Terra. A tarde foi aproveitada para conhecer o Cap Blanc-Nez tentando daí avistar a Inglaterra, no entanto o nevoeiro intenso não o permitiu. Nesta parte da costa os alunos tomaram contacto com as linhas de defesa construídas pelos Nazis durante a Segunda Guerra Mundial e com a geografia do tereno constituída por enormes falésias. No último dia sábado, foi hora dos nossos alunos e professores se despedirem e agradecerem a excelente hospitalidade das famílias francesas. A viagem de regresso passou por uma pequena vista ao centro de Lille, seguida de uma viagem de TGV para Paris. Na capital francesa ainda houve tempo para ver alguns dos principais monumentos. Os alunos reconheceram que este intercambio foi uma experiência enriquecedora, na qual aprenderam bastante, fazendo novos amigos, abrindo os seus horizontes, enriquecendo os seus conhecimentos na área do ambiente em áreas que não conheciam, esta mobilidade foi também um espaço de convívio e de partilha em que todos ganharam e em que o futuro europeu das novas gerações se constrói de forma sustentável.