AE PEDOME: Envolvimentos dos Pais e Encarregados de Educação na vida da escola
09 / jun / 2022
Partindo da premissa de que os pais e encarregados de educação dos alunos são uma peça fundamental no processo educativo dos seus educandos, a Escola Básica de Pedome, enquanto escola inclusiva, tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades, integradas no Projeto Included, que contam com a participação ativa dos pais e encarregados de educação dos alunos. Assim, foi realizada, com uma turma de oitavo ano de escolaridade, uma Tertúlia Literária Dialógica (TLD) e um Grupo interativo (GI). A TLD, realizada entre pais e filhos desta turma, teve como intuito promover a partilha, cooperação, solidariedade, a confiança e a proximidade através de um processo dialógico de leitura. O Grupo Interativo foi realizado com a colaboração de adultos voluntários, neste caso pais dessa mesma turma e assistentes operacionais da escola, cujo papel foi mediar e promover interações para que cada grupo se envolvesse de forma cooperativa, justa e inclusiva na atividade. Estas atividades tiveram impacto significativo nos alunos e pais envolvidos, sendo para repetir e alargar a mais participante. Porque, cada vez mais, aprender depende de interações…