Chegou ao fim o projeto Erasmus + intitulado “Active Start in Kindergarten”. Através da troca de experiências presenciais e online, sete países da Europa (Bulgaria, Italy, Greece, Lithuania, Portugal, Romania, Turkey), elaboraram um Livro que contém métodos ativos de ensino e aprendizagem das crianças, em idade pré-escolar. Magnífica experiência, em que a aprendizagem ativa considera o ato por parte da criança, de idealizar, planear, pesquisar, construir e avaliar a sua própria aprendizagem, sendo motivada pelas educadoras a explorar, a interagir, a ser criativa, a seguir os seus próprios interesses e a brincar de forma a fazer aprendizagens significativas. Acreditamos que esta, é a metodologia que proporciona maior independência à criança e que estimula as aprendizagens significativas, em que as educadoras devem continuar a apresentar um papel mediador e orientador ao longo de todo o processo. Concordando com Reis (2008) “tornamo-nos sujeitos pensantes quando temos oportunidade e razão para pensar, quando estamos rodeados de pessoas que pensam, e quando promovem o nosso pensamento admitindo e estimulando a nossa participação em discussões baseadas no respeito e não no poder” (p.20). https://drive.google.com/file/d/15QHYiR5loHmMeynqUN9Wac3SrpXeVvbI/view?usp=sharing