AE de Pedome: Construção do Projeto Curricular de Turma/Grupo na Educação Pré-escolar
24 / set / 2021
No passado dia 7 de setembro, foi reformulada a estrutura do Projeto Curricular de Turma/Grupo pela equipa educativa da educação pré-escolar, tendo por base a legislação em vigor especificamente, as OCEPE (2016) e a recente brochura intitulada “Planear e Avaliar na EPE” (2021). À semelhança dos outros níveis de ensino, o trabalho de planificação da educação de infância integra-se numa dinâmica institucional mais alargada, explicitada no Projeto Educativo do estabelecimento/agrupamento. Conhecer o Projeto Educativo e antecipar a forma como este vai influenciar o trabalho diário de cada grupo é uma etapa prévia de conceção do Projeto Curricular do Grupo/Turma (Cardona et al, 2021). No entanto, esta articulação tem de ser gerida pelas Educadoras de Infância, sendo a sua intervenção fundamental para não entrar em contradição com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Numa manhã de leituras e reflexões sobre a temática em questão, as educadoras elaboram um índice para estrutura do PCT, que contem as seguintes categorias de intervenção ao longo do ano letivo: caracterização inicial/avaliação diagnóstica; levantamento dos recursos existentes; explicitação das Intenções pedagógicas; metodologia de trabalho/intervenção; organização do ambiente educativo; trabalho em equipa (com pais/família, 1.º CEB, comunidade educativa/parceiros); avaliação do PCT; e outras informações. Respeitando a história pessoal e profissional de cada educadora quanto à forma de perspetivar a educação de infância, refletimos sobre estas conceções e tornámo-las explícitas, num ambiente de tertúlia, condição essencial na organização e entendimento de todos os elementos que integram a equipa (três dos quais pela primeira vez), na definição e construção do modelo deste documento, para que não existam incoerências entre o processo discursivo e as práticas educativas e avaliativas no decorrer do ano letivo. O Projeto Curricular de Turma/Grupo é um documento aberto e anual, mesmo quando o grupo se mantém, porque existem, inevitavelmente, evoluções a considerar. Este projeto de índole aberta e partilhada, vai-se desenvolvendo e ajustando ao longo do ano em ciclos sucessivos de avaliação/planeamento/ação/avaliação (OCEPE, 2016), num processo interativo e construtivo no qual as crianças, pais/famílias e equipa educativa serão envolvidos. Assim, a avaliação feita no início do ano letivo vai sendo atualizada, periódica e continuamente, através de novas informações que vão sendo recolhidas. As diferentes etapas da construção do Projeto Curricular de Turma/PeGrupo estarão apresentadas no esquema/cartaz que ficará colocado em local de fácil acesso e consulta nos diferentes Jardins de Infância, pelos intervenientes envolvidos. Tendo em conta que este projeto pode ser consultado pelos diferentes intervenientes, nomeadamente pelos pais, distinguiremos as informações que são úteis para a educadora, mas não devem, por razões éticas, estar acessíveis a outros. Em jeito de reflexão considera a equipa da EPE que o Projeto Curricular do Grupo/Turma é um documento orientador que tem de ser integrador, considerando as diferentes áreas de conteúdo e as principais aprendizagens previstas, mas é fundamental que a sua gestão seja flexível, ajustando-se às avaliações periódicas que vão sendo realizadas ao longo do ano.” “Unirmo-nos é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória!”