AE D. Sancho I inventou Máquina de apagar o quadro
31 / mai / 2019
Inventar uma máquina de sonhos. Traduzir uma ideia num conceito. Traduzir um conceito num protótipo funcional. O aluno aprende a colaborar em grupo, assumindo qualquer ideia e fazendo-a funcionar. O MyMachine não é uma competição – todos os alunos são vencedores, todas as ideias são vencedoras, todo o processo é baseado na colaboração de alunos de diferentes níveis escolares, desenvolvendo diversas competências. As várias etapas do "design thinking" conciliam Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática – STE(A)M. Talentos Técnicos e Tecnológicos e Ideias Criativas promovem Verdadeiras Soluções de Engenharia. É necessário interpretar as ideias dos alunos com vista à criação de máquinas inovadoras que resolvam problemas identificados nas escolas, estudados de forma a ser tecnologicamente viáveis para serem produzidos nas Escolas com Ensino Profissional com um custo não superior a 500€. Metodologia: 1. Problema/Ideia – Os alunos da turma do 3º/4º Ano da Escola Básica S. Miguel O Anjo inventaram e apresentaram, através de desenhos e texto, a sua "Dream Machine" - Limpeza do quadro na sala de aula. 2. Solução Inicial – Os estudantes de Design da Universidade Lusíada (3º ano do Ensino Superior) propuseram uma solução inicial para projetar essa máquina. 3. Protótipo Funcional – A partir dos desenhos técnicos, os professores e alunos do clube de programação e robótica do Agrupamento de Escolas D. Sancho I operacionalizaram a solução inicial apresentada pela Universidade, alterando e adaptando a solução apresentada para que esta pudesse ser implementada num Protótipo Funcional - Uma Verdadeira Solução de Engenharia. Professores responsáveis pelo projeto: Hélder Costa, Isabel Fragoso, José Esteves, Luís Cerejeira