Esta foi mais uma atividade onde se trabalhou, com os/as alunos/as do 3º ano (básico 1) a aplicação de uma das propostas do “Roteiro para uso da biblioteca escolar”. Assim, com o objetivo de promover a aquisição de competências de investigação e tratamento da informação, para elaborar qualquer trabalho de investigação ou de aprendizagem e partindo do Jogo das Adivinhas, os/as alunos/as foram guiados/as no “modelo de pesquisa” que apoia o trabalho de projeto, utilizando estratégias como a apresentação de vídeo de introdução à pesquisa, a recolha de adivinhas para a temática a explorar, a seleção de livros informativos sobre essas temáticas e o registo de informação de acordo com guião apresentado. A atividade prolongou-se por 3 sessões, nas quais os/as alunos/as descobriram formas de pesquisar e de encontrar as respostas, para as suas perguntas, nos livros. E o “produto final” deste pequeno grande projeto será uma exposição e um livro com as adivinhas pesquisadas, com alguma informação sobre as temáticas abordadas e com a ilustração dos objetos às quais se referem. Este é, apenas, mais um exemplo de trabalho colaborativo e de apoio ao currículo, entre a biblioteca e a sala de aula, no 1º Ciclo. É caso para dizer: “Biblioteca e pesquisar é o que está a dar!”