O subdepartamento de Filosofia da Escola Secundária de Camilo Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas de Camilo Castelo Branco, no âmbito do seu Plano Anual de Atividades, em parceria com a biblioteca escola, realizou, no dia 12 de março, a sua quarta e última Tertúlia do ano letivo em curso, subordinada ao tema A Revolução 4.0 e o Futuro da Escola (Conclusão), destinada a alunos e professores do ensino secundário. Do debate havido e da partilha de pontos de vista resultou ser verdadeira a insatisfação dos jovens portugueses com a Escola, situação já reportada, aliás, pelo Estudo e Relatório Health Behaviour in School-aged Cildren em Portugal HBSC/PT – 2018, concluindo-se pela necessidade de revisão curricular, onde os programas e métodos extensivos e o modelo centralizado de organização e administração escolar deixem de ser definitivamente preponderantes. Há disciplinas das quais os jovens não vislumbram a utilidade e outras que podem e devem ser opcionais, tendo em conta o contexto tecnológico e socioeconómico atual. A alternativa é a Educação 4.0 que, baseada no conceito Learning by doing (aprender fazendo), desenvolve uma cultura de inovação, de invenção, de resolução de problemas, de programação, de colaboração e de cultura maker, no horizonte das habilidades STEM, iniciais inglesas que relacionam Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.