No Agrupamento de Escolas D. Maria II, no âmbito do E@D, em Educação Visual, na unidade temática Património, foi referida a função do museu enquanto espaço vivo de aprendizagem e lazer e a sua importância no processo de aprendizagem ao longo da vida. Foi recordada a Obra de Arte enquanto Património Cultural e Artístico. De forma a dar a conhecer (ou relembrar!) artistas e as suas obras, foi consultado o link do Museu Calouste Gulbenkian, particularmente uma seleção de importantes obras da Coleção Moderna de Vieira da Silva a Amadeo de Souza-Cardoso, passando por Paula Rego, entre outros artistas. Foi destacada a obra de Lourdes Castro, particularmente a fase da sua carreira em que se interessou pela representação da sombra. Para Lourdes Castro, as sombras – de pessoas, de objetos – são a ligação entre presença e ausência, a fronteira entre a materialidade e imaterialidade. No seu trabalho sobre sombras, projetava silhuetas sobre a tela e conservava o seu contorno desenhado. O desafio proposto aos alunos das turmas G, H e I do 9º ano, intitulava-se: “À maneira de...Lourdes Castro”. Assim, cada um, em casa, realizou um mural à maneira Lourdes Castro (ou se não dispusesse de tanto espaço faria o mesmo desafio em suportes mais pequenos), através do desenho dos contornos de sombras de partes do seu corpo (ou de familiares), num material como pano de lençol, caixa de cartão, ou outros que o aluno tivesse à disposição. Depois do desenho de contornos procedeu à pintura. Os trabalhos apresentados foram ao encontro do objetivo proposto de uma forma entusiasta e criativa.