“A escola desempenha um papel crucial na construção de uma cidadania democrática e global. Este papel é multifacetado e essencial para formar indivíduos conscientes, críticos e participativos na sociedade contemporânea. Primeiramente, a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do pensamento crítico. Ao promover o debate, a análise de diferentes perspetivas e o questionamento de ideias preconcebidas, a educação escolar incentiva os alunos a refletirem sobre o mundo ao seu redor de maneira informada e responsável. Essa capacidade crítica é fundamental para a prática da cidadania democrática, pois permite que os cidadãos tomem decisões informadas e participem ativamente nos processos políticos e sociais. Além disso, as escolas são ambientes onde se promove a compreensão e o respeito pelos direitos humanos e pelos valores democráticos. Através do estudo da história, da filosofia, da sociologia e de outras disciplinas, os alunos aprendem sobre a importância da igualdade, da justiça, da liberdade e da solidariedade. Esses valores são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde todos os cidadãos têm a oportunidade de participar plenamente. A escola também tem a responsabilidade de preparar os alunos para serem cidadãos globais, o que inclui a valorização da diversidade cultural, o respeito pelas diferenças e a promoção da interculturalidade. A oferta de programas de intercâmbio, projetos colaborativos com instituições internacionais e o ensino de línguas estrangeiras são essências para a formação de cidadãos do mundo. A educação para a cidadania global envolve igualmente a consciencialização sobre os grandes desafios mundiais, como as mudanças climáticas, a pobreza, a desigualdade e os direitos humanos. As escolas, ao integrarem estes temas no currículo, ajudam a formar cidadãos comprometidos com a busca de soluções sustentáveis e justas para esses problemas e promove atitudes e comportamentos responsáveis. Outro aspeto importante é o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como a empatia, a cooperação, a resiliência e a comunicação eficaz. Estas competências são essenciais para a convivência democrática e para a construção de comunidades mais coesas e solidárias. Através de atividades como trabalho em grupo, projetos comunitários e discussões em sala de aula, as escolas podem fomentam essas competências, preparando os alunos para interagirem de maneira positiva e construtiva em diversos contextos sociais. Ao promoverem valores democráticos, respeito pela diversidade e engajamento com os desafios globais, as escolas desempenham um papel fundamental na construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.” Professora Carla Castelo Branco