A educação pré-escolar ocupa um lugar cada vez mais importante no contexto educacional, este processo educativo exige que todos os intervenientes, tenham em conta o percurso de cada criança e as suas caraterísticas, potenciando assim o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social de forma a criar respostas que garantam o direito de todos à educação e a uma maior igualdade de oportunidades e sucesso para todos. A intervenção em pequenos grupos é uma intervenção que surge com base na avaliação inicial do projeto Do Falar ao Ler. Esta avaliação inicial foi realizada em outubro de 2023 a realizada com 584 crianças, de 5 anos de idade e que frequentam as diversas instituições educativas do pré-escolar do concelho. Desta avaliação inicial identificaram-se 309 crianças que se encontram abaixo do esperado para a sua faixa etária e que devem beneficiar de sessões de estimulação nas áreas abaixo do esperado. Quinzenalmente, estas crianças são acompanhadas por técnicos da Educação que realizam estas sessões de intervenção em pequenos grupos, em contexto de sala do Jardim Infância ou nas instalações do Centro de Recursos Educativos. O objetivo principal desta intervenção estimular e promover as áreas identificadas, com resultados abaixo do esperado. As áreas avaliadas são as seguintes: (Verbal, Conceitos Quantitativos, Memória, Orientação Espacial, Coordenação Visuomotora, Posição no espaço, Perceção Visual). Estas são fundamentais no processo de desenvolvimento holístico das crianças e quanto mais cedo se estimular, melhor será o desenvolvimento integral das nossas crianças. Ao longo das sessões recorre-se a materiais didáticos, lúdicos e pedagógicos privilegiando a aprendizagem; o brincar; o bem-estar; a partilha e a cooperação das crianças envolvidas no grupo. Envolvem-se as famílias no processo, capacitando-as com estratégias e práticas para o dia a dia. A premissa desta ação é baseada no pressuposto da intervenção precoce, ou seja, quanto mais cedo se atuar melhor garantimos resultados futuros.