Inclusão é um processo que, num sentido mais lato, se realiza na participação de todos, em todos os domínios sociais. Como um importante pilar da sociedade, a Escola desempenha um papel fundamental na eliminação de barreiras e na criação de igualdade de oportunidades, especialmente daqueles que são considerados diferentes da maioria. A Escola detém, por conseguinte, uma responsabilidade social, na promoção da inclusão e bem-estar de todos os que intervêm neste contexto. As práticas educativas desenvolvidas em contexto escolar pretendem-se de caráter predominantemente preventivo, através da estimulação de competências emocionais e de resiliência, fundamentais para a satisfação pessoal, qualidade de vida e bem-estar. Inteligência emocional, resiliência e bem-estar são fatores determinantes na construção de aspetos da vida futura, de uma cidadania plena e que impactam no rendimento e no sucesso académico. Estudos apontam para uma relevância significativa destas áreas e que as suas fragilidades condicionam o futuro. Supervisão familiar, melhor relacionamento com as outras pessoas, como os amigos e os professores, maior habilidade para a resolução de conflitos, maior apoio social, maior autoestima e consciência moral são ingredientes fundamentais no desenvolvimento de cidadãos saudáveis. O Agrupamento de Escolas de Ribeirão, no seu Projeto Educativo, tem como eixo de intervenção precisamente a inclusão e bem-estar. Nesta área e no sentido de envolvimento da comunidade, mantemos já há alguns anos projetos/programas relacionados com a Educação Parental e acompanhamento/apoio específico a grupos de risco ou em situação de vulnerabilidade. Estes projetos pretendem envolver as famílias e a comunidade em geral, na criação de ambientes inclusivos e promotores de bem-estar. A Parentalidade é um desafio bastante exigente, para o qual não existe uma preparação específica. O mais natural é que surjam dúvidas, inquietações e nem sempre as práticas educativas são as mais ajustadas às necessidades de determinada criança/jovem. Por conseguinte, a Educação Parental constitui-se como uma mais-valia, não só para ajudar os pais a definirem uma estratégia mais adequada em termos de parentalidade, como também para ajudarem os seus filhos a resolverem problemas e a prevenir dificuldades maiores. Permite que os pais treinem competências, adquiram novas estratégias e ajustem comportamentos, de forma a potenciar o equilíbrio da relação pais-filhos e o bem-estar de todos. É comum que existam dúvidas na gestão de emoções (ansiedade, medo, raiva, frustração...), na gestão do comportamento (importância das regras e limites...), no uso das tecnologias, dificuldades de aprendizagem, hábitos de estudo, dificuldades na implementação de rotinas e desconhecimento das etapas do desenvolvimento da criança. É importante a partilha de experiências e saberes entre pais, pois pais informados e confiantes são um contributo essencial para que haja um caminho de felicidade mútua e para que os seus filhos cresçam de forma equilibrada e feliz.