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O DIREITO À CIDADE EDUCADORA - Património e Identidade Cultural |
BOLETIM DA EDUCAÇÃO #478 ~ DEZEMBRO 2024 |
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Mediação Patrimonial - “Viagens pelo Património Cultural" |
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Através deste programa de Educação para o Património e História Local implementado em estreita colaboração com as instituições educativas do concelho mais de 10 mil alunos famalicenses conhecem com maior propriedade e espírito de descoberta o seu território, as suas gentes e aspetos identitários do território. |
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Agrupamento de Escolas Terras do Ave |
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Natal: União, Património e Tradição |
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Outro evento inesquecível foi uma festa comunitária que envolveu a escola, famílias e entidades locais. Entre mesas recheadas de doces típicos, música popular e danças intergeracionais, o convívio reforçou os laços entre gerações. Houve também momentos simbólicos, como a oferta de postais natalícios feitos pelos alunos, representando o espírito de gratidão e amizade. |
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Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco |
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Património cultural imaterial: Profissões e Transição para a Vida Pós-escolar |
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O AECCB tem em curso um trabalho diferenciador em que, através do projeto profiss(AÇ)ÕES, de intervenção especializada, se exploram diferentes oportunidades laborais para os alunos com adaptações curriculares significativas.
Com uma metodologia ativa e experimental , a cada três semanas explora-se uma profissão e estabelecem-se sinergias no sentido de conhecerem e “viverem” a profissão. |
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Agrupamento de Escolas D. Maria II |
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Assinalado o aniversário do Dia da Restauração da Independência |
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A ‘’Restauração da Independência Nacional’’ caracterizou-se por um golpe de Estado revolucionário ocorrido em 1 de dezembro de 1640 contra a governação filipina no território português e colónias sob administração portuguesa. O acontecimento culminou com a instauração da 4.ª Dinastia, denominada de ‘’Bragança’’, com a aclamação de D. João IV. |
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Agrupamento de Escolas D. Sancho I |
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Encontros de Contabilidade |
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A aula foi uma experiência dinâmica e envolvente para os alunos, permitindo-lhes consolidar aprendizagens de Cálculo Financeiro e perceber que as várias disciplinas técnicas, como Contabilidade, estão intimamente relacionadas. |
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Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado |
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Alunos preparam o futuro no Ensino Superior |
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Para os alunos, o encontro foi mais do que uma apresentação de opções. Foi uma oportunidade para refletirem sobre os seus interesses, ambições e objetivos, num momento-chave das suas vidas escolares. Professores e orientadores também estiveram presentes, sublinhando a relevância do acompanhamento próximo no processo de tomada de decisão. |
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Agrupamento de Escolas de Gondifelos |
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A Escola na Preservação do Património e da Identidade Cultural |
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A Escola desempenha um papel importante como guardiã e promotora da cultura, através da educação sobre o património local. A escola tem a responsabilidade de ensinar os alunos sobre o património histórico e cultural da sua região. Esta missão pode ser levada a cabo através do trabalho curricular mas também através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares que estimulem a pesquisa e a participação ativa na comunidade. |
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Agrupamento de Escolas de Ribeirão |
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Homenagem aos alunos de Ribeirão |
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No Quadro de Excelência reconheceu-se o mérito dos alunos deste Agrupamento de Escolas que se destacaram através dos excelentes resultados escolares que obtiveram.
Neste ano e nesta categoria reconheceram-se 208 alunos. |
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Recolha para o Banco Alimentar |
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Em dezembro, os Alunos e Encarregados de Educação do ensino secundário do Colégio participaram na recolha de bens alimentares, junto dos clientes do Pingo Doce de Riba de Ave, para a grande recolha anual do Banco Alimentar, sempre com o objetivo de promover junto da comunidade escolar os valores da solidariedade social e da partilha. |
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Edição - Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão | Divisão Municipal de Educação
Coordenação - Augusto Lima, Vereador da Educação e Ciência |
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Morada:
Praça Álvaro Marques,
4764-502 Vila Nova de Famalicão |
Telefone:
252 320 900
(Chamada para a rede fixa nacional) |
E-mail:
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